GPS Brasília comscore

General endossa tese de “golpe do STF” e diz: faltou ordem para ação das FAs

O general da reserva Paulo Chagas endossou, nesta segunda-feira (10), uma tese de que o Supremo Tribunal Federal (STF) teria participado de um “golpe” para favorecer o retorno de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para a Presidência da República. 

 

Ao replicar um artigo sobre a especulação difundida por aliados de Jair Bolsonaro (PL), o militar aposentado questionou o fato de que o ex-presidente não invocou a prerrogativa de “colocar o STF no seu lugar”

 

O general também afirmou que faltou ordem presidencial para a resposta das Forças Armadas do Brasil.

 

“Se o tivesse feito, estaria fundamentado na Lei Mamior e, se não fosse atendido estaria caracterizada uma RUPTURA na harmonia entre os poderes, dando margem e motivo para o EMPREGO justo, legítimo e legal da força das Forças Armadas (FA) para, em defesa da Constituição, restabelecer a harmonia e o equilíbrio entre os poderes e o respeito à lei e à ordem interna do País”, disse.

 

Nas eleições passadas, Paulo Chagas disputou uma cadeira na Câmara dos Deputados pelo Podemos, mas não conquistou a vaga. Ele recebeu 2.572 votos –  o que o deixou na 61ª posição (0,16% dos votos válidos).

 

Leia o texto na íntegra:

 

 

“BENDITA GENI”!
Caros amigos
O Jurista EVANDRO PONTES, mestre e doutor em Direito Societário pela USP, defende que HÁ UM GOLPE DE ESTADO EM CURSO NO BRASIL. Ele afirma que “estamos assistindo a uma QUEBRA CONSTITUCIONAL irreversível. O STF já cruzou linhas que constituem verdadeira atividade paraestatal”. E acrescenta: “É claro e mais do que óbvio que esse golpe já ocorreu. Na medida em que O STF AGE DE FORMA A VIOLAR A PRÓPRIA CONSTITUIÇÃO, (…) TODOS OS PODERES FORAM CRIMINOSAMENTE USURPADOS PELA CORTE: ela julga, ela investiga, ela legisla, ela manda abastecer navios, ela atua como executivo e impede a extinção de conselhos, ela impede o executivo de enxugar a máquina – enfim, O GOLPE DE ESTADO JÁ FOI DADO (…) E NINGUÉM FEZ NADA PARA RESTAURAR A ORDEM. AS DECISÕES [do STF] SEQUER SÃO RESPALDADAS em seus próprios precedentes, nem mesmo NA CONSTITUIÇÃO.
SÃO ATOS DE PURO TOTALITARISMO (…) O SISTEMA que já FOI ROMPIDO POR INICIATIVA clara e DESCABIDA DO STF.” (Fim de citação)
Dito isto, lembro que o ARTIGO 78 da Constituição diz que: “O PRESIDENTE E O VICE-PRESIDENTE da República TOMARÃO POSSE em sessão do Congresso Nacional, PRESTANDO O COMPROMISSO DE MANTER, DEFENDER E CUMPRIR A CONSTITUIÇÃO, observar as leis, promover o bem geral do povo brasileiro, sustentar a união, a integridade e a independência do Brasil”.
Por que o Presidente Bolsonaro, baseado neste artigo e sob orientação e o douto respaldo da AGU e da CGU, não tomou a iniciativa de enfrentar e colocar o STF no seu devido lugar?
Se o tivesse feito, estaria fundamentado na LEI MAIOR e, se não fosse atendido estaria caracterizada uma RUPTURA na harmonia entre os poderes, dando margem e motivo para o EMPREGO justo, legítimo e legal da força das FORÇAS ARMADAS (FA) para, EM DEFESA DA CONSTITUIÇÃO, restabelecer a harmonia e o equilíbrio entre os poderes e o respeito à lei e à ordem interna do País.
A grande oportunidade para fazê-lo foi quando, descarada e politicamente, LULA DA SILVA foi descondenado para concorrer à Presidência da República com base em uma duvidosa filigrana processual sem poder ou razão para contrapor-se às decisões de 10 Juízes em três instâncias da Justiça!
Por que não o fez? Quem o convenceu de que seria mais fácil vencer Lula do que qualquer outro candidato? A quem o PR deu ouvidos? Que compromissos mantiveram-no apenas vociferante, como um cão que late mas não morde?
Com certeza, nas respostas dos bolsonaristas idólatras o “bode expiatório” para justificar a decisão de “não fazer nada” serão as FA, escolhidas para serem a “Geni” do momento(*), porque, na cabeça deles, elas não teriam dado respaldo a uma atitude que nunca foi tomada ou a uma ordem que nunca foi emitida!
Bendita Geni!
Paulo Chagas
(Orgulhoso Oficial General Reformado do Exército Brasileiro)

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Oniomania é um transtorno de compra compulsiva, que causa prejuízos …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.