O governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha (MDB), oficializou nesta sexta-feira (15) a saída de Edilene Dias Cerqueira do comando da Secretaria Extraordinária de Proteção Animal. A pasta passa a ser comandada por Cristiano Lopes da Cunha, que estava na Secretaria-Executiva Institucional da Casa Civil.
Cristiano é auditor fiscal de atividades urbanas desde 1998. Bacharel em Direito pelo Centro Universitário de Brasília (2010) e mestre em Direito pela Universidade de Coimbra, em Portugal (2016), já foi assessor especial e chefe de gabinete da Casa Civil (2019-2020).
Antes de ir para a Casa Civil, ele chegou a trabalhar na antiga Agência de Fiscalização do DF (atual DF Legal), como chefe da Corregedoria, Ouvidoria e Controle Interno (2008-2014), diretor de Planejamento e de Programações Fiscais (2017), superintendente de Fiscalização de Obras (2017-2018) e conselheiro do Tribunal de Julgamento Administrativo (2018-2019).
Investigação
A troca ocorre durante investigação da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF) sobre a atuação de um abrigo público e de uma clínica veterinária mantidos em parceria com o Governo do DF (GDF). Inaugurado em junho, o espaço, localizado no Gama, foi projetado para receber até 150 animais, oferecendo acolhimento temporário a cães e gatos resgatados de situações de vulnerabilidade.
Em vistoria recente, a Delegacia de Repressão aos Crimes Contra os Animais (DRCA) apontou irregularidades nas condições de manutenção de alguns animais. As investigações resultaram no indiciamento dos responsáveis pela manutenção do espaço, incluindo o médico-veterinário coordenador do abrigo, a médica-veterinária responsável técnica, a proprietária de uma organização da sociedade civil (OSC) e a dona do imóvel.