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GDF trabalha para atrair novas rotas internacionais, diz Cristiano Araújo

O secretário de Turismo, Cristiano Araújo, afirmou, nesta quarta-feira (19), que o governo tem trabalhado para reforçar Brasília na rota dos turistas internacionais. 

Durante entrevista ao GPS, Araújo indicou visita recente a uma feira de Lisboa, importante para o segmento mundial, quando apresentou a capital como opção de paradas para quem visita o Brasil. “Vamos trabalhar para atrair visitantes do Brasil e do mundo para a nossa capital”, garantiu.

 

GPS Brasília tem um potencial turístico enorme, se compararmos com outras capitais mundiais. O que falta para que a nossa cidade entre, de vez, como um dos principais destinos nacionais?

Cristiano Araújo: Primeiro, precisamos divulgar mais Brasília para a população e, também, no âmbito nacional e Internacional.  Durante muitos anos, Brasília ficou sem divulgação. A capital do país precisa voltar a se comunicar. A Secretaria de Turismo vem estudando como evidenciar melhor as nossas rotas, principalmente, começando pela Rota Cívica, que é a nossa prioritária. Brasília precisa ser notada e estamos estudando, juntamente com o todo o trade de turismo, formas para alcançarmos o objetivo de incluir, definitivamente, Brasília como um produto turístico. O objetivo é trabalhar de forma constante, contando com o apoio do nosso governador, Ibaneis Rocha, para atrair visitantes. 

A pandemia foi um período muito nocivo, principalmente para o turismo. Qual será o foco da secretaria para a retomada econômica do setor? 

Desde que assumi a Secretaria, em de janeiro deste ano, alinhei com a equipe, todos os departamentos internos. Hoje, a Setur-DF está pronta. Em parceria com o Conselho de Desenvolvimento do Turismo (Condetur), estamos estudando projetos e ações de capacitação para os prestadores de serviço, potencializando as nossas rotas, reestruturando os projetos já existentes, sempre pensando e fortalecer todo segmento.  A pandemia afetou muito a economia, mas precisamos pensar no futuro, no crescimento e desenvolvimento da cidade, e isso é feito por meio do apoio e da parceria de todos os órgãos, entidades, conselhos e da sociedade civil. Vamos trabalhar para atrair visitantes do Brasil e do mundo para a nossa Capital  por meio da fomentação de grandes eventos, festivais, jogos esportivos, turismo de negócio e dos nossos atrativos. 

Ainda há resquícios do período de isolamento no turismo da capital?

O Turismo e toda a cadeia produtiva sofreram muito com o período pandêmico. A economia foi muito afetada, mas hoje, Brasília é considerada uma cidade segura. O governador, Ibaneis Rocha, tomou as principais medidas sanitárias, no seu devido tempo. É possível notar que nos hotéis, nos restaurantes, no aeroporto, na rodoviária estadual, atuam com um cronograma de segurança e prevenção e combate ao vírus. Esse é o momento de pensarmos no desenvolvimento e crescimento do Turismo. Brasília precisa potencializar sua vocação turística, e estamos trabalhando para isso. 
Um destaque é o Turismo Rural, que ganhou forças durante o período da pandemia, alcançando 30% no crescimento da procura pelos turistas. O desafio é continuar mantendo esse crescimento, apoiando, não apenas o Turismo Rural, mas todos os demais segmentos.  

 

A capital tem retomado as conexões internacionais diretas. Existe alguma negociação para o anúncio de novas rotas partindo do Aeroporto de Brasília?

Estamos realizando estudos, em parceria com a Inframerica – empresa que administra o Aeroporto de Brasília – para melhorarmos as rotas nacionais e internacionais. Tivemos a retomada dos voos diretos entre Brasília e Lima. Um trabalho integrado entre a SETUR/DF, Secretaria de Relações Internacionais, Latam, Inframéeica e Embaixada do Peru. O objetivo é facilitar a conexão entre os dois destinos, principalmente, vender Brasília para turistas. No início de março, estivemos na  BTL (Bolsa de Turismo de Lisboa), uma das maiores feiras internacionais do segmento, em que pudemos apresentar nossa capital como um dos principais destinos turísticos do Brasil. Esse é um trabalho de divulgação do destino Brasília. 

Brasília tem várias histórias sobre a construção, mas muitas delas sequer são conhecidas da população. A secretaria planeja difundir essas curiosidades como forma de atrair mais visitantes?

A história de Brasília é um patrimônio de todos os brasileiros. O projeto social, desempenhado pela Secretaria de Turismo, visa apresentar as histórias da cidade para a população, por meio de visitas guiadas programadas. Recentemente, estamos atuando com o projeto +Turismos Para as Mulheres do Campo, em que mulheres que trabalham na zona rural visitam pontos turísticos da capital federal, acompanhadas por um guia de turismo.  O projeto, elaborado pela Secretaria de Turismo da Conafer (Confederação Nacional dos Agricultores Familiares e Empreendedores Familiares Rurais), conta com o apoio da Secretaria de Turismo do DF, da Secretaria da Mulher, Secretaria de Economia Solidária e da CAESB. 
 

 

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