Liberada o Túnel Rei Pelé para o trânsito de veículos nessa segunda-feira (5), o Governo do Distrito Federal (GDF) segue agora para a conclusão do boulevard sobre a passagem subterrânea de Taguatinga. O trecho de 1.010 metros de extensão servirá de pista exclusiva para ônibus como parte do Corredor Eixo Oeste e contará ainda com uma complementação de calçadas, ciclovias, paisagismo e instalação de alguns equipamentos públicos.
No trecho do Corredor Eixo Oeste que passará por cima do Túnel Rei Pelé vão circular pela faixa exclusiva somente os ônibus das linhas que operam na região e contam com portas dos dois lados. Os outros veículos que não se enquadrarem nessas condições seguirão a operação pelas vias marginais.
Pela marginal sul, passando pela antiga parada do Bradesco, vão se movimentar os ônibus circulares e os de linhas expressas e semiexpressas que se destinam ao Plano Piloto, via EPTG. Para a região central de Brasília são 43 linhas operadas por 138 veículos que não possuem portas dos dois lados, com oferta de 705 viagens por dia, além de 28 linhas circulares, com 145 veículos que realizam 851 viagens diariamente.
Ao todo, o Corredor Eixo Oeste terá 38,7 km de extensão, ligando a Região Administrativa do Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto em um trajeto estimado de apenas 30 minutos. O traçado passa pelas avenidas Hélio Prates e Comercial Norte, Centro de Taguatinga e EPTG, desmembrando-se entre Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig) e Estrada Setor Policial Militar (ESPM).
O projeto de mobilidade urbana – com 14.960 m² apenas na ligação entre a Estrada Parque Taguatinga (EPTG) e a Avenida Elmo Serejo – é tido pelo governo como o mais ambicioso do Distrito Federal.
Com o Corredor Eixo Oeste, a expectativa é beneficiar 259 mil usuários do transporte público e interligar 13 regiões administrativas com 24 linhas. Nelas estão envolvidos 97 veículos que fazem 697 viagens diárias saindo de Taguatinga, Ceilândia, Samambaia e Sol Nascente/Pôr do Sol no sentido Plano Piloto. (Agência Brasília)