GPS Brasília comscore

GDF regulamenta o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico (PPCub)

Documento visa oferecer clareza sobre as atividades permitidas nas áreas tombadas de Brasília

O governador Ibaneis Rocha assinou, nesta quinta-feira (17), o decreto que regulamenta o Plano de Preservação do Conjunto Urbanístico de Brasília (PPCUB). O documento foi sancionado em agosto, e a regulamentação, que será publicada ainda hoje no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), é baseada em um trabalho técnico que ultrapassou 1.200 páginas de planilhas detalhadas, com classificações de atividades econômicas em cinco níveis.

A , facilitando o trabalho de empresários e empreendedores na capital. “Precisávamos compartilhar com o setor produtivo as novas diretrizes que o decreto estabelece. A partir de agora, o empresário vai saber exatamente o que pode constituir dentro daquele local onde pretende empreender”, afirmou Ibaneis. Um dos pontos destacados pelo governador é que a regulamentação permitirá que áreas antes restritas, como setores de serviços, possam ser ocupadas por novos tipos de negócios, incluindo clínicas e escritórios de advocacia.

Segundo o governador, os próximos passos incluem uma reunião com o Ministério Público para garantir apoio na implementação do projeto. “A expectativa é que a nova legislação traga não apenas uma nova dinâmica para os negócios na capital, mas também um reforço na identidade cultural de Brasília, reconhecida mundialmente por sua arquitetura e planejamento urbano.”

De acordo com o secretário de Desenvolvimento Urbano e Habitação, Marcelo Vaz, a regulamentação trará segurança jurídica tanto para os empresários já estabelecidos quanto para novos empreendimentos, oferecendo uma visão clara do que pode e o que não pode ser realizado nas áreas tombadas. Ele destacou a importância de equilibrar a preservação do patrimônio cultural com o desenvolvimento econômico. “A regulamentação é fundamental para que possamos crescer sem perder a identidade da cidade”, explicou o secretário. A clareza nas regras deve atrair novos investidores e facilitar a renovação de licenças para empreendimentos já existentes, representando um passo crucial para a geração de empregos e renda na capital.

A legislação foi elaborada em diálogo com o IPHAN, que fez duas recomendações antes da finalização do texto. “Tem sido um grande desafio regulamentar os tombamentos, mas conseguimos isso através do diálogo técnico. É uma grande oportunidade de valorizar nossa população”, ressaltou o presidente do IPHAN, Leandro Grass.

O processo de regulamentação não ocorreu de forma isolada. Grass enfatizou a participação da sociedade civil e da imprensa no debate que levou à formatação do decreto. “A contribuição da sociedade organizada foi crucial para corrigir aspectos problemáticos e garantir que a preservação do patrimônio não desconsidere o desenvolvimento econômico”, destacou.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

Um dos grandes destaques do encontro foi o aprofundamento no …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.