Categories: Cotidiano

GDF registra queda de violência nos blocos de Carnaval

O Carnaval de 2023 chegou ao fim e deixou boas lembranças aos foliões do Distrito Federal. O número de ocorrências criminais caiu 49% neste ano, em comparação a 2019, e 24% em relação a 2020.

Mais de 1,5 milhão de pessoas curtiram a folia em algum dos mais de 100 blocos autorizados a circular pelo DF. Os dados foram apresentados em coletiva no Salão Branco do Palácio do Buriti, nesta quarta-feira (22), com a presença da governadora em exercício Celina Leão.

A Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) aponta que, entre os dias 18 e 21 deste mês, foram registradas 404 ocorrências criminais – número que pode aumentar, tendo em vista que algumas vítimas não informam os crimes na data do acontecimento. Em 2019, foram 796 ocorrências e, em 2020, 535.

Celina Leão pontuou que, apesar de casos isolados de violência, o Carnaval de 2023 foi uma festa pacífica. Ela relacionou o resultado com iniciativas das forças de segurança, como a presença do efetivo policial nos blocos, a identificação de crianças em festas infantis e, ainda, a realização da Cidade Policial.

“Tivemos um aumento de foliões, em relação ao Carnaval passado, e o policiamento foi bem executado. A Cidade Policial também atendeu as expectativas, e a eficácia do policiamento”, afirmou Leão. “Foi a primeira vez na história do Distrito Federal que tivemos a Cidade, em que concentramos não só as forças de segurança, mas também a Secretaria de Saúde. Foi um local que funcionou 24 horas, com monitoramento e acompanhamento, evitando problemas mais graves”, completou.

O secretário de Cultura e Economia Criativa, Bartolomeu Rodrigues, ressaltou que a folia deste ano teve como regra a paz e o diálogo. “Tivemos um Carnaval realmente pacífico, de alegria, que voltou depois de dois anos de jejum, e já podemos dizer que Brasília está de novo no roteiro dos grandes carnavais. Não tenho dúvidas de que seremos pontos de referência nacional de um Carnaval em que o folião tem uma sensação de segurança que não tem em nenhum estado”, destacou.

Rodrigues também destacou a comunicação entre governo e entidades culturais. “Dialogamos com todos os blocos e representantes das comunidades. O papel do Estado nesse Carnaval foi todo baseado em transparência. Foi tudo acordado e conversado. Na minha opinião, além de ter sido o Carnaval da paz, foi também o Carnaval do diálogo”, defendeu.

Neste ano, houve a apreensão de 342 celulares subtraídos, 55 armas brancas e uma arma de fogo, além de 17 ocorrências envolvendo entorpecentes, entre outras. Para o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar, o número de objetos perfurantes recolhidos e os casos autuados em flagrante provam a efetividade da atuação policial.

“Importante mostrar o trabalho energético que foi feito não só na apreensão das armas brancas, que poderiam ter sido utilizadas, como a atuação rápida da polícia em prender em flagrante aqueles que desferiram golpes contra os foliões”, frisa Avelar. “A mensagem que queremos passar é que o Carnaval em Brasília é pacífico, da paz, e não vamos admitir que a criminalidade venha manchar a imagem da nossa festa”, acrescentou.

Cerca de 10 mil profissionais de todas as corporações de segurança participaram das operações de fiscalização. A Defesa Civil realizou 44 vistorias. O Corpo de Bombeiros promoveu 113 atendimentos e disponibilizou 136 viaturas para os serviços.

_Agência Brasília_

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Maya Massafera quebra o silêncio e revela voz: “Não está sendo fácil”

Influencer abordou importância da representatividade e esclareceu sobre identidade de gênero

8 horas ago

PPCub: Codese-DF faz alerta sobre aumento de andares em hotéis de Brasília

Conselho destacou preocupação com outros pontos polêmicos aprovados pela Câmara Legislativa

9 horas ago

Ibaneis sobre PPCub: “Já pedi para analisarem todos os pontos polêmicos”

Um deles é a permissão do aumento de gabarito dos hotéis de três andares no…

10 horas ago

Zezé foi pego de surpresa com carreira solo de Luciano: “Tenho que estar preparado”

Dupla tem uma agenda conjunta de shows até o final deste ano

10 horas ago

STF corrige decisão e permite encontros de Bolsonaro e Ramagem

Corte destaca que determinação vale apenas para investigados da Operação Última Milha

10 horas ago

Mais de 800 vagas de emprego nas agências do trabalhador nesta quarta (17)

Cadastro pode ser feito por aplicativo ou pessoalmente em uma das 14 unidades da agência…

10 horas ago