GPS Brasília comscore

GDF quer nomear 2 mil policiais e pressiona União por reajuste

Ofícios enviados ao governo federal pedem aval para reforçar o efetivo

O Governo do Distrito Federal (GDF) formalizou o pedido de alteração na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) de 2025 para autorizar a nomeação de novos agentes nas forças de segurança publica do DF. As demandas foram encaminhadas por meio de ofícios assinados pela Secretaria de Estado de Economia, em meio às discussões sobre o uso dos recursos do Fundo Constitucional do DF (FCDF).

No primeiro ofício, ao qual a coluna teve acesso, o GDF fala em nomear 600 novos agentes da Polícia Civil, 50 delegados, 50 agentes de custódia da Polícia Penal, 1,2 mil soldados da Polícia Militar (PMDF), além de 35 oficiais de saúde e 49 oficiais combatentes da PMDF.

“Para cumprir o prometido pelo governador Ibaneis de nomear quase 2 mil policiais em novembro, estamos encaminhando ao governo federal o pedido de alteração na legislação orçamentária, autorizando as contratações”, explica o secretário de Economia do DF, Ney Ferraz. 

Segundo o titular da pasta, o impacto das novas nomeações está estimado em R$ 146 milhões a mais na folha de pagamento deste ano. Caso o orçamento do FCDF não comporte os custos, o GDF se comprometeu a solicitar suplementações orçamentárias ou realocar recursos de outras unidades gestoras.

A proposta orçamentária aprovada inicialmente previa a nomeação de 384 novos policiais militares e 200 policiais civis. No entanto, conforme o Executivo, estudos mais recentes indicam a necessidade de reforçar ainda mais os efetivos.

Planalto questiona GDF

Em outro documento, o Palácio do Buriti responde a uma solicitação do Ministério da Gestão e Inovação para apresentar informações complementares sobre o impacto orçamentário do reajuste pretendido para as forças de segurança. O detalhamento foi solicitado após uma reunião técnica realizada em julho, quando o governo federal apontou inconsistências nas projeções iniciais apresentadas pelo Executivo local.

Entre os ajustes feitos pelo GDF estão a revisão do número de servidores considerados nas contas, a separação entre despesas com pessoal e custeio, além da fundamentação legal sobre parcelas remuneratórias específicas, como o Complemento do Soldo pago a PMDF e CBMDF. 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Um roteiro para quem quer sair do óbvio e curtir …

Doença que afeta 125 milhões de pessoas pode atingir as …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.