GPS Brasília comscore

GDF quer 40 mil moradias para população de baixa renda até 2026

O governador Ibaneis Rocha (MDB) planeja entregar 40 mil moradias populares até o final de seu segundo mandato, em 2026. **A redução do déficit habitacional no Distrito Federal, com foco na população de baixa renda, foi colocada como prioridade junto ao secretariado.

A primeira missão do governo é atualizar a legislação sobre o tema. Por isso, o governo pretende anunciar ainda este semestre uma **nova proposta de Política Habitacional para o Distrito Federal**. O grupo de trabalho, que vai discutir a revisão da Lei n° 3.877, de 26 de junho de 2006, foi criado pela Portaria Conjunta nº 6 e publicada no Diário Oficial do Distrito Federal (DODF) na quinta-feira (5).

De acordo com a portaria, **o prazo para apresentação da minuta de Projeto de Lei que revisa a Política Habitacional do Distrito Federal é de 90 dias**, prorrogáveis por mais 90.

A coordenação ficará a cargo da **Secretaria de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Seduh) e da Companhia de Desenvolvimento Habitacional do Distrito Federal (Codhab)**. As reuniões ordinárias deverão ser semanais.

Para implementar essa meta serão necessários recursos próprios e do governo federal que pretende retomar o Minha Casa Minha Vida, programa de habitação popular, cujo **investimento é de R$ 10 bilhões**.

“_A atualização da lei da política habitacional é fundamental para permitir ao DF receber os recursos federais que estarão disponíveis nesses próximos anos_”, ressaltou o **secretário de Desenvolvimento Hurbano e Habitação, Mateus Oliveira**.

Para o **presidente da Codhab, João Monteiro**, a revisão é um passo importantíssimo que o governo dá para tornar mais eficiente a política habitacional do DF.

“_Dará acessibilidade às entidades habitacionais e à população de uma maneira geral, na oferta de habitação de interesse social para as pessoas mais carentes_”, explicou João Monteiro.

![Oferta de habitações de interesse social é desafio do segundo mandato do governador Ibaneis Rocha no DF (Foto: Paulo H Carvalho/Agência Brasília)](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Paulo_H_Carvalho_Agencia_Brasilia_moradia_dbdb6c3a50.jpeg)

No âmbito do DF, o Plano Distrital de Habitação de Interesse Social (Plandhis) é o instrumento de planejamento urbano que traça as diretrizes para a oferta de moradia à população de baixa renda. **A prioridade são aqueles com renda familiar entre 0 e 5 salários mínimos**. O plano elaborado em 2012 foi revisado em 2021 por uma Câmara Técnica coordenada pela Seduh, que contou com representantes da sociedade civil organizada, entidades e órgãos dos governos distrital e federal.

O texto prevê a **venda subsidiada de lotes urbanizados ou de unidades habitacionais prontas**, como as oferecidas em programas sociais, a exemplo do Morar Bem, no Distrito Federal, e o Minha Casa Minha Vida que será recriado.

**Outra opção seria a Locação Social, a Assistência Técnica e o Abrigo Emergencial**. No primeiro, será previsto um subsídio no pagamento de aluguel ou a oferta de imóvel para aluguel. O segundo é um apoio técnico especializado para a melhoria da moradia e de obras de urbanização. O último trata de moradia temporária para a população

Veja também

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

Com foco na nova geração, a marca aposta em comunicação …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.