Categories: Saúde

GDF promove conscientização no Dia Mundial do Diabetes

Neste Dia Mundial do Diabetes, que acontece em 14 de novembro, a capital brasileira se mobiliza para conscientizar a população sobre a prevenção, riscos e cuidados com a doença. O tema adotado pela Secretaria de Saúde do DF para a campanha de 2023 é “Acesso aos Cuidados da Diabetes”.

O Distrito Federal é reconhecido como referência nacional no tratamento do diabetes. A rede pública de saúde local ganha destaque por oferecer aparelhos que permitem o monitoramento contínuo dos níveis de glicose, além de capacitar profissionais de saúde de outras unidades federativas.

“Aqui é um dos poucos lugares do Brasil que disponibiliza o Libre, um sensor de monitorização contínua de glicose. Também oferecemos, desde dezembro de 2020, bomba de insulina para quem necessita desse suporte, declarou a endocrinologista e gernte do Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão Arterial (Cedoh), Dra. Alexandra Rubim Camara Sete.

O diabetes, uma síndrome metabólica de origem múltipla decorrente da falta de insulina ou da incapacidade de a insulina exercer adequadamente seus efeitos, é uma enfermidade que pode levar a complicações no coração, artérias, olhos, rins e nervos, devido às altas taxas permanentes de açúcar no sangue (hiperglicemia).

De acordo com a Sociedade Brasileira de Diabetes, mais de 15 milhões de pessoas vivem com a doença no Brasil, representando 7,9% da população nacional. No DF, aproximadamente 115.382 usuários cadastrados nas unidades básicas de saúde (UBSs) convivem com a patologia.

Em todas as sete Regiões de Saúde do DF, há endocrinologistas nos ambulatórios. Além disso, a população conta com centros especializados no atendimento das pessoas com a doença. Dentre eles, o Centro Especializado em Diabetes, Obesidade e Hipertensão Arterial (Cedoh) na Asa Norte, o Centro Especializado em Diabetes, Hipertensão e Insuficiência Cardíaca (Cedhic) no Hospital Regional do Guará (HRGu), e o Centro de Atenção ao Diabetes e Hipertensão Adulto (CADH) no Paranoá.

João Pedro Nunes

Graduando pelo Centro Universitário de Brasília (CEUB), atua como estagiário, cobrindo diversas áreas no GPS.

Posts Recentes

Dono da Pão Dourado, Darlan Guimarães terá o corpo velado neste domingo (29) em Brasília

Empresário perdeu a vida após um incidente com arma de fogo enquanto pescava no MT

2 horas ago

Botafogo fica no 0 x 0 com o Grêmio no Mané Garrincha

Ponto conquistado em Brasília manteve o alvinegro na liderança isolada do Campeonato Brasileiro

2 horas ago

Netanyahu afirma que morte de líder do Hezbollah foi um “acerto de contas”

Chefe do Estado-Maior de Israel, Herzi Halevi disse que a eliminação de Nasrallah "não é…

2 horas ago

QualificaDF entrega diplomas a mais de 11,5 mil pessoas

Formados mo segundo ciclo de 2024 do programa receberam seus certificados no Opera Hall

2 horas ago

STF veda “revisão da vida toda” por sete votos a quatro

Com isso, estão vedadas revisões de aposentadorias de quem começou a contribuir antes de 1994…

3 horas ago

Com pênalti duvidoso, Palmeiras vence o Atlético-MG em Campinas

Em busca de um tricampeonato consecutivo, Verdão acumuça a sexta vitória consecutiva

3 horas ago