A Secretaria de Desenvolvimento Social do Distrito Federal (Sedes) decidiu manter os alojamentos emergenciais para oferecer abrigo e proteção às pessoas em situação de rua durante o frio. A ação está ocorrendo em dois locais: Ginásio Bezerrinho, no Gama, e Escola do Parque da Cidade (Proem), na Quadra 909 da Asa Sul.
A iniciativa está prevista para funcionar até a manhã de sexta-feira (7), podendo ser prorrogada se as baixas temperaturas persistirem. O horário de funcionamento é das 19h às 7h. A intenção é desmobilizar gradualmente essas estruturas à medida que as temperaturas subam novamente.
Os alojamentos emergenciais oferecem um local aquecido, alimentação e kit de higiene pessoal para as pessoas em situação de rua. A ação é liderada pela Sedes em conjunto com as secretarias de Governo e de Educação, além das administrações regionais do Plano Piloto e do Gama.
A secretária adjunta de Desenvolvimento Social, Renata Marinho, destaca a decisão de manter essas estruturas por mais esse período após consulta aos órgãos envolvidos.
“Consultamos os demais órgãos envolvidos e chegamos à decisão de manter essas estruturas por mais esse período”, disse.
Nos primeiros quatro dias da ação contra o frio, 171 pessoas foram acolhidas no Plano Piloto e 78 no Gama. As unidades estão operando com 60 vagas no Proem e 30 no Bezerrinho.
Os profissionais do Serviço Especializado de Abordagem Social (Seas) continuam nas ruas orientando e encaminhando as pessoas que aceitam ir para esses locais. Nos abrigos, é garantido o jantar, café da manhã, kit de higiene pessoal, cobertor e colchonete para cada pessoa.
De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), não são esperadas mudanças significativas nas condições climáticas nos próximos dias. A Sedes reforça o compromisso em auxiliar as pessoas em situação de rua e proporcionar condições adequadas para enfrentarem o frio.