GPS Brasília comscore

GDF investe R$ 10 milhões para reformar a feira do Núcleo Bandeirante

Espaço mais tradicional da cidade está sendo integralmente reconstruído e foi visitado pelo governador nesta sexta-feira (24)

Compartilhe:

O governador Ibaneis Rocha esteve, nesta sexta-feira (24), na Feira Permanente do Núcleo Bandeirante, na Praça Central da cidade. A visita foi para conferir a reforma do equipamento público. O governo investiu aproximadamente R$ 10 milhões para fazer a reconstrução completa do tradicional espaço que abriga mais de 100 feirantes.

 

A primeira etapa das obras já foi concluída e consistiu na ampliação e recuperação da área dos boxes, da praça de alimentação e dos banheiros, com padronização da pintura e da comunicação visual em azul e branco. Um mezanino para servir de depósito aos comerciantes foi criado. Também foi feita a realocação de equipamentos hidráulicos e elétricos, instalação do sistema de gás encanado individualizado, sistema de drenagem e calçadas acessíveis.

 

“Essa obra é um conceito novo de feiras que nós estamos implementando no Distrito Federal. O governador tem um apreço todo especial pelas feiras e nós apresentamos para ele um modelo novo que privilegia o conforto ambiental, a satisfação do feirante e que estimula o comércio”, definiu o presidente da Companhia Urbanizadora da Nova Capital (Novacap), Fernando Leite.

 

A segunda etapa está em execução e ocorre no setor destinado à venda de queijos, aves e porcos. Estão sendo feitos serviços de alvenaria, fundação, estrutura metálica e reboco. Além disso, será criado um playground infantil. “Essa nova etapa tem alguns setores bem específicos, que é a comercialização de carnes e aves. Então ele vai ter outros cuidados com higiene para atender as exigências sanitárias”, definiu Leite.

 

Em um espaço de 4.505 m², a Feira Permanente do Núcleo Bandeirante foi a primeira feira livre criada no Distrito Federal. A reforma tem mudado completamente a estrutura do espaço. Telma Suely de Oliveira, 61 anos, toma conta da banca que um dia foi da mãe, Dona Francisca. “Ela já partiu, mas lutou muito na associação para a reforma. Mas, de onde ela está, nós cremos que ela está feliz”, afirmou.

 

Para a feirante, uma das grandes melhorias foi a ampliação do telhado. “Antes era muito baixo o telhado. O cliente reclamava. O telhado subiu, tem ventilação, tem tudo. A feira virou essa estrutura linda. Esse trabalho impressionante do governo. Segundo os comentários, nós somos a feira mais bonita do Distrito Federal”, definiu Telma.

 

A obra é da Novacap e integra um conjunto de reformas de feiras do Distrito Federal. Estão previstas melhorias nos espaços de São Sebastião e Santa Maria. Hoje, a capital federal tem 38 feiras permanentes e shoppings populares e cerca de 17 mil feirantes.