GPS Brasília comscore

GDF investe em capacitação de startups para tornar cidade mais inteligente

O **Guará** foi a primeira cidade do Distrito Federal a substituir as carroças tradicionais, geralmente puxadas por cavalos, por **tuk-tuks elétricos**. E dentro das casas e apartamentos, em pequenas empresas e escolas, há uma revolução tecnológica em andamento. Nesses lugares, estão os criadores de startups e de games, que desenvolvem soluções inusitadas e tecnológicas para problemas reais da sociedade. **É neste terreno fértil à inovação que a iniciativa Hackacity Guará tem discutido formas de tornar a cidade mais inteligente, humana e sustentável**.

Foram inúmeros encontros, virtuais e presenciais, entre a comunidade e especialistas, para discutir **como tornar o DF ainda melhor**, um esforço comunitário para demandar e incentivar processos inovadores que têm dado frutos. O projeto é fomentado pela **Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti)** e executado pelo Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico do Distrito Federal (Codese).

![O empresário Thiago Oliveira, da startup Arvorah, fez apresentação no Hackacity Guará realizado em junho | Fotos: Arquivo/Secti](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Arquivo_Secti_Hackacity_8188649296.jpg)

Em junho deste ano, foi promovida uma jornada de aprendizagem e diálogo sobre tecnologia, sustentabilidade e um futuro mais inteligente para a cidade: a **Experiência Hackacity Guará**, no Polo de Moda do Guará. Foram sete dias com startups, produtores de games, artistas, estilistas, projetos sociais, especialistas e a comunidade discutindo os caminhos para tornar o Guará uma cidade mais inteligente.

Uma das startups participantes do Hackacity Guará, a **Arvorah**, acaba de participar da Web Summit Lisboa, o maior evento de inovação da Europa, a convite da **Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil)**. Fundada por Thiago Oliveira, a Arvorah é uma plataforma voltada a pessoas com câncer, com propósito de conectar o cuidado e bem-estar, suavizando os desafios da jornada oncológica dos pacientes e familiares.

A startup orienta a **gestão do cuidado mental, nutricional, suporte aos efeitos colaterais e medicamentos**, e facilita o acesso dos exames, procedimentos diagnósticos e de rastreio por meio de um efeito de rede e sistemas de automação.

**Guará, cidade inovadora**

Para ajudar essas ideias a se desenvolverem, foi criada a **Incubadora Hackacity Guará**, um esforço para incentivar o surgimento de ideias inovadoras que possam tornar as cidades mais inteligentes e melhores para a população.

“_O objetivo é preparar melhor estas startups para os próximos editais de fomento e aumentar a taxa de iniciativas bem sucedidas no Guará em um futuro próximo. Garantindo, assim, que a cidade continue a ser um celeiro de inovação_”, explica o **presidente do Codese, Leonardo de Ávila**.

**Startups e incubadoras**

As incubadoras, como a do Hackacity Guará, são programas que ajudam **empresas com modelos de negócio inovadores** a alcançarem o sucesso, seja fornecendo treinamentos, mentorias, uma rede de contatos ou experiências. São encontros semanais, entre oficinas, palestras, mentorias especializadas e meetups, que vão até o dezembro deste ano, sempre no Guará.

![Cristiane Pereira, gestora do Hackacity Guará, diz: “Trazemos mentores de mercado e do governo para auxiliar as startups a consolidar suas ideias”](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Arquivo_Secti_Hackacity_2_4195e49f9c.jpg)

“_O programa é uma série de mentorias para que se possa aprender com aqueles que passaram por experiências semelhantes. Trazemos mentores de mercado e do governo para auxiliar as startups a consolidar suas ideias_”, conta **Cristiane Pereira, gestora do Hackacity Guará**, envolvida com projetos e ações de gestão, cidade inteligente, segurança da informação, inovação e tecnologia da informação, e vice-presidente de Apoio e Fomento à Startups Brasileiras do Instituto Rede Brasileira de Cidades Inteligentes e Humanas.

Quem coordena a metodologia da Incubadora Hackacity Guará é **Juliana Martinelli**, considerada uma das jovens mais promissoras do Brasil pela Forbes Under 30 e parte da comissão de jovens empreendedores do BRICS.

A incubação entra em sua fase final, prevista para terminar no dia 8 de dezembro. Os próximos encontros vão abordar **técnicas de modelagem de negócios, tamanho de mercado e concorrência**, aspectos jurídicos para startups, media training e assessoria de imprensa, finanças e investimentos, internacionalização e global mindset, além de **mentorias com especialistas em startups**.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com a participação de mais de 90 vinícolas brasileiras, a …

Fotos inéditas contam a história da inauguração da capital federal

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.