O Governo do Distrito Federal (GDF) inaugurou, nesta quarta-feira (23), o primeiro Hotel Social permanente da capital, destinado ao acolhimento noturno de pessoas em situação de rua. O espaço, localizado no Setor de Armazenagem e Abastecimento Norte (SAAN) e com capacidade de 200 vagas fixas, será mantido pelo Executivo por meio de contrato de locação com duração inicial de cinco anos – ao custo anual de quase R$ 7,5 milhões.
Presente na inauguração do equipamento público, o governador Ibaneis Rocha (MDB) ressaltou que o local é o único do País a permitir a permanência de animais de estimação junto aos seus donos, com os pets sendo acomodados em um canil.
“Grande parte da população não entende as necessidades dessas pessoas; reclamam do acolhimento, porque não querem essas pessoas por perto. Acham que são lixos humanos e tratam com falta de dignidade quem precisa de apoio. É importante que haja compreensão da sociedade em relação às pessoas em situação de vulnerabilidade”, defendeu o governador.
Segundo Ibaneis, a expectativa é expandir a iniciativa para outras regiões administrativas. “Nós vamos trabalhar agora para também fazer um centro de acolhimento como esse na cidade de Ceilândia, resolvendo o problema da região Oeste. Estamos na busca de um prédio para que a gente possa estabelecer também um acolhimento na região de Ceilândia, Taguatinga e Sol Nascente, onde está grande parte dessa população”, detalhou.
O público-alvo do equipamento público são pessoas em situação de rua no Distrito Federal, com foco no Plano Piloto, onde há maior concentração dessa população. A capital foi pioneira na formulação de um Plano de Ação para a População em Situação de Rua, lançado em maio de 2024.
No Hotel Social, este público terá acesso a jantar, café da manhã e banho quente, além de transporte gratuito saindo do Centro Pop da Asa Sul. O funcionamento ocorre das 19h às 8h.