GPS Brasília comscore

GDF firma acordo com Judiciário para agilizar solução de conflitos fundiários

Medida prevê atuação conjunta entre Poderes para mediação de despejos e reintegrações de posse

A governadora em exercício, Celina Leão (PP), assinou, nesta quarta-feira (2), um acordo de cooperação técnica entre o Governo do Distrito Federal (GDF) e o Tribunal de Justiça do DF e dos Territórios (TJDFT) para resolução de conflitos fundiários coletivos na capital do País.

O objetivo da medida é viabilizar a solução pacífica de conflitos decorrentes dessas ações por meio da atuação conjunta entre os Poderes. “É uma iniciativa que promove mais rapidez nos processos, com um olhar muito firme e comprometido com as pessoas que mais precisam da justiça social”, disse a governadora.

Segundo Celina, o acordo também formaliza a instalação de uma comissão com representantes do GDF, Legislativo e Judiciário para atuar nas diversas litigâncias que chegam ao TJDFT.

“A área fundiária é uma prioridade do nosso governo. Sob a liderança do governador do Distrito Federal, Ibaneis Rocha, nós já organizamos diversas áreas e cidades, e seguimos firmes no processo de regularização fundiária aqui no DF. No entanto, ainda há muitos conflitos que acabam sendo judicializados e chegam ao Judiciário.”

Segundo a chefe do Executivo, com a oficialização da medida, Executivo e Judiciário poderão realizar o intercâmbio de informações e incentivar a elaboração de políticas públicas voltadas para a mediação de ações envolvendo despejos e reintegrações de posse em imóveis de moradia coletiva, sejam em áreas urbanas ou rurais.

“Existe muita litigância na área fundiária, e essa possibilidade de diálogo vai fazer com que as ações sejam julgadas mais rapidamente; sempre com esse olhar voltado também à população, realmente coibindo práticas ilegais, como a grilagem, que é uma preocupação também do governo”, prosseguiu.

O primeiro vice-presidente do TJDFT, desembargador Roberval Belinati, defendeu que a medida irá garantir segurança jurídica às famílias que vivem em áreas irregulares no Distrito Federal. 

“Nós queremos a pacificação social, ou seja, a regularização fundiária do Distrito Federal. Milhares de famílias residem em ocupações ilegais, então nós queremos a solução para isso”, ressaltou Roberval. “É preciso dar a essas pessoas o direito à moradia formal, com acesso a serviços públicos, escritura e tranquilidade para viver”, explicou.

Veja também

Insistimos em tratar a obesidade com discursos moralizantes, achacando o …

Confira, na íntegra, a entrevista do artista à radio francesa

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.