A Secretaria de Segurança Pública do Distrito Federal (SSP-DF) reuniu-se com representantes do Governo do Distrito Federal (GDF) e do Ministério Público do Distrito Federal e Territórios (MPDFT) para consolidar um plano de ação integrado voltado à busca por pessoas desaparecidas. O encontro ocorreu na segunda-feira (18), no Centro Integrado de Operações de Brasília (Ciob), com foco no aprimoramento das respostas institucionais.
De acordo com o secretário de Segurança Pública, Sandro Avelar (foto em destaque), a iniciativa busca estruturar um atendimento organizado e coordenado entre diversas entidades, incluindo forças policiais, serviços de saúde, assistência social e a sociedade civil.
“A união de esforços reforça que é preciso que todos trabalhem juntos, inclusive, a população. Qualquer pessoa pode passar por uma situação dessas. Estamos trabalhando para traçar políticas públicas sobre a temática”, disse.
A primeira-dama do DF, Mayara Noronha Rocha, também destacou a importância da medida: “Este plano é um passo fundamental para garantir respostas mais rápidas e eficazes às famílias que vivem a angústia do desaparecimento de um ente querido. Cada minuto conta, e estamos unindo forças entre órgãos públicos, empresas privadas e a sociedade para ampliar nossa capacidade de localização e busca.”
Cadastro distrital
A promotora de Justiça do MPDFT e gestora do Programa de Localização e Identificação de Desaparecidos (Plid), Polyanna Silvares de Moraes Dias, ressaltou os avanços já alcançados pela SSP-DF na coordenação da Política Distrital de Atenção Humanizada ao Desaparecimento de Pessoas.
“Os próximos passos, como a produção de fluxos que impactem outras secretarias e a concretização de um cadastro distrital, certamente poderão fazer o DF vanguardista nessa política”, afirmou.
O plano integrado visa otimizar os fluxos internos e interinstitucionais, promovendo maior eficiência na comunicação e na atuação dos órgãos envolvidos. O subsecretário de Integração de Políticas em Segurança Pública, Jasiel Fernandes, enfatizou a necessidade de integração para tornar a resposta mais ágil.
“Desta forma, será possível garantir uma comunicação ágil entre os participantes”, explicou.
Entre as instituições envolvidas nessa etapa do plano estão a Polícia Civil (PCDF), as secretarias de Saúde (SES-DF) e de Desenvolvimento Social (Sedes-DF), a Defensoria Pública do DF e a Chefia-Executiva de Políticas Sociais do Gabinete do Governador.
Novas ferramentas
Para fortalecer a estratégia de resposta a desaparecimentos, a SSP-DF lançou, em agosto do ano passado, o protocolo Sinal de Busca Imediata de Desaparecidos, que regulamenta a divulgação de dados e imagens da pessoa assim que o boletim de ocorrência é registrado. A medida envolve 30 órgãos dos governos local e federal.
A rapidez na notificação do desaparecimento é um fator determinante para a localização dos indivíduos, especialmente nas primeiras 24 horas. “Além disso, temos um perfil no Instagram que tem a finalidade de dar publicidade rápida aos casos de desaparecidos e de localizados”, detalhou Jasiel Fernandes.
“Agora, a pasta trabalha na construção de um sistema que disponibiliza a consulta ao Cadastro Distrital de Desaparecidos e permite que os agentes de Estado possam verificar de imediato se uma pessoa se encontra nesse banco de dados.”
Com informações da SSP-DF