GDF confirma caso de gripe aviária no Zoológico de Brasília

Caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) foi identificado no irerê encontrado morto no local

O Governo do Distrito Federal (GDF) informou, nesta terça-feira (03), ter detectado um caso de gripe aviária no Zoológico de Brasília. As amostras foram coletadas no dia 28 de maio após a notificação da mortalidade de duas aves nas dependências do equipamento público.

O caso de influenza aviária de alta patogenicidade (IAAP) foi identificado no irerê encontrado morto no Zoo. Com isso, a capital do país registra seu primeiro caso da doença

Segundo informações da Secretaria de Agricultura do DF (Seagri), o animal não era do espaço. Mesmo assim, a pasta decidiu pelo  fechamento temporário do zoológico. Além do irerê, amostras de um pombo morto nas dependências do equipamento público estão sob análise. 

O diagnóstico laboratorial é realizado pelo Laboratório Federal de Defesa Agropecuária (LFDA), vinculado ao Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa)

O GDF afirma que manterá o Zoo interditado até 12 de junho. O espaço só será reaberto caso não haja novos registros no local. “A vigilância será contínua a fim de monitorar a saúde das aves”, enfatizou a Seagri, em nota. 

“A Seagri reforça que o consumo de carne de aves e ovos inspecionados é seguro, já que a doença não é transmitida por esse meio. A população pode se manter tranquila, não havendo qualquer restrição quanto a alimentação”, prosseguiu a pasta no comunicado. 

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 43

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI