GPS Brasília comscore

GDF conclui etapa da instalação de usina de energia solar em parque ecológico

O Governo do Distrito Federal (GDF) concluiu a primeira etapa do Projeto CITinova, que visa instalar sistemas geradores de energia fotovoltaica em unidades de conservação da capital federal. A novidade foi anunciada nesta quarta-feira (7) pelo governador Ibaneis Rocha, durante solenidade no Salão Branco do Palácio do Buriti. 

 

A instalação da primeira usina de energia limpa ocorreu no Parque Ecológico de Águas Claras, proporcionando uma estimativa de economia de R$ 1 milhão aos cofres públicos anualmente. A iniciativa reforça o compromisso do governo com a sustentabilidade e o meio ambiente.

 

O projeto integra as ações locais pelo Dia do Meio Ambiente e recebeu o apoio fundamental do governador para promover políticas inovadoras, responsáveis e sustentáveis, como destacou o secretário de Meio Ambiente e Proteção Ambiental, Gutemberg Gomes. 

 

Firmei decretos em benefício do meio ambiente: logística reversa de embalagens, aprimoramento de parques, conservação e construção da 1ª Usina Pública de Energia Limpa. Também estamos plantando mudas do cerrado e criando o Comitê de Trilhas“, disse Ibaneis.

 

O secretário ressaltou que não há no Brasil uma usina pública geradora de energia fotovoltaica e que esse projeto pioneiro atenderá prédios públicos, escolas, unidades de conservação e sedes de órgãos do governo.

 

A construção da usina solar contou com um investimento de R$ 4,1 milhões e possui 1.310 placas fotovoltaicas. Os recursos foram provenientes de uma parceria entre o GDF, o governo federal e a Organização das Nações Unidas (ONU), através do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma). 

 

As secretarias de Meio Ambiente e Proteção Ambiental (Sema) e de Educação (SEE), a Fundação Jardim Zoológico de Brasília (FJZB), o Jardim Botânico de Brasília (JBB) e o Instituto do Meio Ambiente e dos Recursos Hídricos do DF (Brasília Ambiental) serão beneficiados com o abastecimento. Ao todo, 80 prédios públicos serão atendidos, incluindo 10 escolas e 24 unidades de conservação.

 

A vice-governadora Celina Leão (PP) destacou o exemplo dado pelo governo ao utilizar a tecnologia reversa na própria usina, permitindo que a administração pública não precise pagar pelo uso da energia. Ela ressaltou a importância de preservar o meio ambiente e afirmou que o governo está demonstrando como fazer isso.

 

Após a conclusão das obras, a usina entrará na fase de elaboração de convênios e na finalização dos pareceres jurídicos, com previsão de funcionamento no segundo semestre.

 

O projeto será replicado em mais três parques ecológicos do Distrito Federal: Cortado (Taguatinga), Ezechias Heringer (Guará) e Monumento Natural Dom Bosco (Lago Sul). A execução do projeto fica a cargo da Secretaria de Meio Ambiente e Proteção Animal (Sema). No total, os quatro sistemas geradores terão uma potência instalada de 812,6 kWp, com pico de geração mensal de 109,77 MWh.

Com informações da Agência Brasília

 

Veja também

Evento terá mais de 40 estabelecimentos, entre vinícolas e restaurantes

Mais comum em mulheres, doença pode afetar pernas e braços

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI