O **Conselho de Planejamento Territorial e Urbano do Distrito Federal** (Conplan) aprovou na última semana a **criação** de **seis** novas áreas para moradia e comércio no DF. Quatro delas ficam localizadas no **Jardim Botânico**, uma em **Sobradinho** e a última em **Planaltina**.
Localizado no Jardim Botânico, o **Tororó Ecoville Residence** é o maior território liberado, com mais de 56 hectares. A área possui capacidade para 490 casas e pode beneficiar **mais de 1.600 pessoas**, possuindo também lotes comerciais e institucionais. Também foram aprovadas as áreas do **Setor Comercial Jardim Botânico**, **Residencial Reserva do Parque** e **Condomínio Cidade Jardim**.
Em Sobradinho, foi aprovada a área **Bernadete**, situada na **Fazenda Paranoazinho**. Ela já havia sido aprovada em fevereiro, porém, retornou à análise por mudanças de parâmetro e permeabilidade. Já em Planaltina, a Quadra 18 da **Vila Vicentina** abriga o **Parque da Vila**, uma área de 2,86 hectares onde será possível construir 72 casas.
Somado aos demais territórios, mais de 1.500 casas podem vir a ser construídas, o que viria a beneficiar cerca de 5.247 pessoas. A próxima etapa é aguardar a aprovação das áreas através de decretos, além de **publicação** no **Diário Oficial do Distrito Federal** (DODF), onde passa a correr um prazo de 180 dias para efetuar o registro. Vale lembrar que o colegiado também aprovou o remembramento e [expansão do Setor Comercial Sul](https://gpslifetime.com.br/materia/projeto-de-expansao-do-scs-podera-incluir-creches-e-faculdades).