GDF antecipou riscos de ataques e ameaças durante julgamento de Bolsonaro no STF

Mais cedo, um homem foi preso pela Polícia Militar após ameaçar detonar bomba próximo ao Supremo

O Governo do Distrito Federal (GDF) antecipou o risco de ataques e eventuais invasões às sedes dos Três Poderes durante os dias do julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e de outros sete réus no Supremo Tribunal Federal (STF), marcado para começar nesta terça-feira (2). Para coibir práticas criminosas, a Secretaria de Segurança Pública (SSP-DF) montou um esquema especial de segurança, que também valerá para as comemorações do 7 de Setembro em Brasília.

Mais cedo, um homem foi preso pela Polícia Militar após ameaçar detonar bombas na Praça dos Três Poderes, onde está a sede da Corte. 

Segundo a pasta, a segurança da Praça da Esplanada dos Ministérios será reforçada durante a semana por meio de operação integrada entre a Polícia Judicial do STF e a SSP-DF. O monitoramento contará com equipamentos como drones com capacidade de imagem térmica, que permitem varreduras diurnas e noturnas, garantindo vigilância contínua do perímetro.

Além disso, será instalada, a partir desta segunda-feira (1º), a Célula Presencial Integrada de Inteligência na sede da SSP. A estrutura reunirá órgãos de segurança locais e nacionais para ampliar o compartilhamento de informações, reduzir o tempo de resposta e potencializar ações preventivas, como o monitoramento de redes sociais e a identificação de movimentações suspeitas.

Proibição de acampamentos

Na Praça dos Três Poderes, o policiamento será ampliado, com atenção às vias de acesso (S1 e S2). O monitoramento poderá incluir abordagens e revista pessoais em situações suspeitas, em cumprimento à decisão do STF que proíbe acampamentos e obstruções na área. Até o momento, não há indícios de manifestações relacionadas ao julgamento.

Para o 7 de Setembro, a Esplanada dos Ministérios será interditada a partir das 17hs do dia 6, na altura da Catedral e às 23hs, a partir da alça leste, logo após a Rodoviária do Plano Piloto. O acesso ao público no dia do desfile será aberto às 6hs, com pontos de revista instalados.

Em nota, a SSP reforça a proibição de ítens como armas, objetos cortantes, substâncias inflamáveis, recipientes de vidro, fogos de artifício, mochilas de grande porte, barracas e drones sem autorização. Segundo a pasta, o Comando Móvel da Polícia Militar estará presente no local.

Ameaça de bomba

Um homem identificado como Daniel Mourão foi preso na manhã deste sábado (30) pela PMDF após ameaçar detonar explosivos na Praça dos Três Poderes, em Brasília. Segundo a corporação, o suspeito estava em estado de agitação e dizia portar os artefatos em uma mochila. 

O Bope e o Esquadrão Antibombas foram acionados para verificar a ameaça, que se revelou falsa, sem nenhum explosivo ou arma. Mourão recebeu atendimento médico por sinais de distúrbios psiquiátricos e foi levado à UPA de São Sebastião, antes de ser encaminhado à 5ª Delegacia de Polícia. A PMDF destacou que a situação foi controlada com segurança, sem ferimentos ou danos ao patrimônio.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI