A arte transforma e quando nela há representações explícitas do Brasil em sua essência mais primitiva, a arte faz refletir o que nosso povo foi, é e será. A Galeria Karla Osorio traz a Brasília obras que demonstram essa leitura de identidade de um País diverso e que muito tem a aprender com a sua própria história. Com mais de 30 obras, a mostra Ni Ukemerã – Floresta Dentro, da artista Simone Fontana Reis, traz técnicas de referência ao modernismo brasileiro, com um tom de honestidade sobre a proteção e magia de povos indígenas. A exibição já está aberta para visitação.
Chama atenção a alusão de Simone às obras de Tarsila do Amaral em A engolidora (2022) e a citação direta em O Nó No Ovo de Tarsila (2022). Representando uma cultura engolida, mas não compreendida, a artista pinta a jiboia, por exemplo, um símbolo claro do bioma brasileiro. Essa, por sua vez, consome o famoso Abaporu e o sol que o iluminava.
“A jiboia de Reis engoliu também o famoso Abaporu — inclusive o sol — e, quem sabe, as boas intenções dos paulistas de um século atrás, que pretendiam fazer sentido do “Brasil” valendo-se de culturas que lhes pareciam pitorescas”, explica o texto curatorial de Mariana Leme.
A exposição de Simone é a primeira individual em uma galeria comercial. A intenção da artista é trazer a realidade da floresta e dos povos indígenas ao público diante de sua vivência e trabalho com essas pessoas.
“Eu quero ajudar os seres humanos a se encontrarem de novo. Trazerem a floresta para dentro deles. O movimento de trazer a floresta para dentro da sua mente e coração, além de entrar na floresta, tê-la mais perto”, explicou a pintora.
A ‘vernissage’ ocorreu na última terça-feira, 14, com a presença do cacique Ninawá Huni, chefe da tribo Huni Kui, a qual a pintora teve e ainda tem contato direto há décadas. Simone foi convidada por Karla a expor em Brasília, algo que muito agradou a artista já que é importante para ela ter repercussão com pessoas como Sonia Guajajara, ministra dos Povos Indígenas do Brasil, e ainda Marina Silva, chefe da pasta do Meio Ambiente.
“Estou muito feliz com a minha primeira exposição individual. Nessa galeria maravilhosa, com a Karla Osorio, uma pessoa que me ajudou muito e trabalha super bem”, iniciou. “Gosto muito que seja em Brasília, estou encantada. Tenho um trabalho com povos indígenas e muito o que dizer e apresentar às ministras [Sonia e Marina]. Agora posso ser ouvida e realmente quero ajudar”, disse.
É possível visitar a exposição com hora marcada, na Galeria Karla Osorio, em Brasília. A mostra está no Lago Sul e pode ter visita agendada de segunda a sábado.
Quem é Simone Fontana Reis
Com base em São Paulo, Simone iniciou suas atividades em artes com tutoria de Leda Catunda e Sergio Romagnolo, em 1995. Ela é mestre pela Central Saint Martins College of Art and Design (2002 e 2014) e já participou de inúmeras exposições em São Paulo, Nova York e Suécia, onde morou oito anos.
A artista também é premiada pela exposição Foreign Bodies (2001), em colaboração com cientistas da London School of Tropical Medicine. Também pela The Seeds Dance (2004), no British Cultural Festival, no Centro Cultural Britânico, em São Paulo.
Os trabalhos de Simone são diversos e não tem limites, a artista plástica explora como técnicas pintura, escultura, instalações e até mesmo vídeos.
Seu principal tema de pesquisa perpassa pela história ameríndia. Com foco no feminino, a artista faz questão de enfatizar como esses povos originários mantinham relações com a natureza. Daí o interesse e a proximidade com tribos indígenas atuais e, ainda, a floresta.
Recentemente, ela inaugurou o Projeto Maloca-Escola e Floresta junto aos indígenas Huni Kuins no Acre. O projeto visa melhorar as condições de vida desta população, além de fortalecer e trazer a importância para fora desse contexto cultural, da proteção da floresta e, ainda, o reflorestamento.
Serviço
Ni Ukemerã – Floresta Dentro
Local: SMDB conjunto 31 lote 1B – Lago Sul
Contato: 61 3367 6303
Data: Segunda a Sexta, de 9h às 18h20. Sábados, de 10h às 14h.
*Visitação somente com agendamento
Com fotos Oswaldo Rocha e Irany Poubel, veja quem foi à amostra na última terça, 14: