Neste verão, a prestigiada galeria de arte A Gentil Carioca recebe a “My Black Utopia”, primeira exposição do artista O Bastardo, em sua unidade em São Paulo, no bairro de Higienópolis.
O Bastardo utiliza símbolos e ícones de obras consagradas da história da arte ocidental para construir um mundo utópico, onde as figuras dessas obras passam a habitar uma realidade paralela. Nesse universo, a presença e o protagonismo da figura preta ganham destaque. O artista define essa abordagem como um “atropelamento” dos clássicos, uma forma de sobreposição que revela a possibilidade de existência desse cenário alternativo.
“My Black Utopia diz respeito, portanto, ao protagonismo preto. Não se trata de apenas ‘pegar e copiar’, como diz O Bastardo. Mas de ‘pegar e projetar para outro horizonte’, como na ‘Alegoria da Caverna’, escrita por Platão. Neste texto, o filósofo mostra como pessoas presas desde a infância neste local acreditavam que as sombras que projetavam nas paredes eram as únicas realidades existentes. Pois bem, nosso artista mostra como toda tela carrega outras possibilidades – expressas ou ocultas – e assim nos convida a olhar de novo, e enxergar diferente”, diz a escritora e antropóloga brasileira Lilia Schwarcz.
A exposição fica aberta à visitação até o dia 18 de janeiro de 2025.