GPS Brasília comscore

Gabrielle Coco Chanel e as transformações históricas na moda

A fundadora da grife francesa comemoraria mais um ano de vida nesta sexta-feira, 19. Coco revolucionou a indústria no início dos século XX e influencia até hoje

Compartilhe:

Os primeiros contatos com a **costura** foram no interior da **França**, primeiramente no **internato** onde cresceu e, depois, na **pensão** onde morou, na cidade de Moulins e onde recebeu o apelido de **Coco. Gabrielle revolucionou** o universo da moda, mas, antes mesmo do nascimento do feminismo, já pregava a **liberdade das mulheres**.

A forma de ser mulher na sociedade européia durante a **_Belle Époque_** incluía um **look composto por seis partes** antes da roupa principal. Em um mundo até então dominado por costureiros do sexo **masculino**, Coco foi uma das responsáveis por **transformar** o jeito de ser, pensar e vestir feminino.

![Foto: Cortesia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/1_82929a1802.png)

>“A instrução da mulher consiste apenas em duas lições – nunca sair de casa sem meias e nunca sair sem chapéu”.

Ao romper com as roupas **espartilhadas** e **incômodas** e **abolir** os vestidos armados, as suas criações eram **fluidas**, com tecidos leves, confortáveis e, por vezes, inspiradas no corte masculino. Nos anos 50, Coco tornou o **_tailleur_** sua marca registrada e **eternizada**. O item intemporal foi apresentado no período da 1ª Guerra Mundial (1916) e faz parte das coleções Chanel desde então.

![Foto: Reprodução](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/2_34dcee28cc.png)

A partir de 1920, Coco deu um de seus golpes mais ousados. Inspirada no armário **masculino**, ela apresentou o primeiro modelo de **calças para mulheres**. Um dos principais referenciais eram as peças usadas pelos **marinheiros**.

![Foto: Reprodução](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/3_db98002adc.png)

Em 1926, o preto estava praticamente reservado aos **homens**, às **viúvas** e aos uniformes de **empregadas domésticas**. Contudo, a _mademoiselle_ também chegou para quebrar essa barreira. O _little black dress_ apresentado por Chanel é, até hoje, um _must have_ em qualquer guarda roupa.

Assim, durante a **Grande Depressão**, o **vestidinho preto** se tornou o traje preferido de uma geração inteira de consumidoras.

>“Uma mulher precisa de apenas duas coisas na vida: um vestido preto e um homem que a ame”.

![Foto: Cortesia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/4_0514c33aae.png)

Outra prova de sua veia **inovadora** é o uso das **listras**. No final do século XIX, a **Marinha Francesa** adotou o visual listrado por conta da facilidade de identificar os homens no mar. Já no século XX, em uma viagem ao litoral francês, Chanel se encantou pelo uniforme e se inspirou no visual _navy_ para criar uma **coleção**.

**Cabelo curto** também foi uma das grandes **revoluções** de Gabrielle. Depois de aparecer com os fios bem curtinhos, surgiu o corte Chanel. Assim como a maioria de suas heranças, deu mais **liberdade e conforto** às mulheres.

Entre **pérolas** e outros itens, o look discreto era incrementado com **elegância**. Coco era conhecida por misturar pérolas falsas e verdadeiras e eternizou as peças como um símbolo de **status fashion** e sinônimo de elegância.

![Foto: Cortesia](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/5_654049cd9b.png)

Como se não bastasse as peças que desenhava, o **comportamento provocador** contribuiu para que se tornasse uma **celebridade**. Coco era uma das únicas mulheres que se banhava na praia, sempre vestida com um **maiô** um tanto pudico.