GPS Brasília comscore

Fux quebra unanimidade e vota contra medidas cautelares impostas a Jair Bolsonaro

No voto, ministro do STF defendeu limites constitucionais e derrubou sanções, como tornozeleira e proibição de redes sociais

No fim da noite desta segunda-feira (21), o ministro Luiz Fux, do Supremo Tribunal Federal (STF), apresentou um voto divergente e que contrariou as medidas cautelares impostas pelo colega Alexandre de Moraes ao ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).

As restrições incluem o uso de tornozeleira eletrônica, toque de recolher e proibição de uso de redes sociais — até então apoiadas por por Moraes, Flávio Dino, Cristiano Zanin e Cármen Lúcia.

Segundo declarou como justificativa para o voto, Fux reforçou a obediência exclusiva à Constituição, e não a pressões políticas transitórias.

Além disso, Fux elencou a ausência de provas concretas de risco real, como ameaça de fuga ou continuidade de crimes — PF e PGR não apresentaram novos indícios de crimes.

“A amplitude das medidas impõe restrições desproporcionais a direitos como a liberdade de ir e vir e a de expressão… sem demonstração concreta dos requisitos legais” 

Ou seja, Fux considerou que, embora Moraes tivesse declarado risco de coação ao processo e ameaça à soberania nacional — já refletidos em buscas pela PF e nas restrições —, “faltaram elementos jurídicos” para sustentar individualmente as sanções cautelares definidas pelo relator do caso no STF, segundo o ministro.

Divergência

Em seu voto, Alexandre de Moraes baseou-se em evidências de coação, obstrução de investigação e “tentativa de envolver o STF com governos estrangeiros” incluindo o dos EUA.

O magistrado e autor das sanções afirmou que Bolsonaro teria confessado “envolvimento em atos criminosos” relacionados ao chamado “golpe” e defendeu a imposição das medidas como forma de proteger o Estado Democrático de Direito do Brasil.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Entidade chega para fortalecer a identidade do espumante local, buscar …

Um roteiro para quem quer sair do óbvio e curtir …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.