GPS Brasília comscore

Vídeo: furacão Milton chega à Flórida, nos EUA, com ventos de 205 km/h

Publicado: Atualizado:

O furacão Milton chegou à Flórida por volta das 21h30 desta quarta-feira (9), horário de Brasília, com ventos de até 205 km/h. O fenômeno, que passou por um aumento significativo de força durante a semana, pode ser um dos mais severos a atingir o estado nos últimos 100 anos. As autoridades dos Estados Unidos emitiram alertas de risco extremo à vida.

Boletim oficial publicado pelas autoridades do país, por volta das 22h, indicou ventos de até 185 km/h. Cerca de 30 minutos antes do documento, contudo, as rajadas chegaram a 205 km/h.

A Agência Federal de Gestão de Emergências dos Estados Unidos (Fema) informou que Milton provocará inundações consideradas “mortais” e que as estradas da Flórida devem sofrer grandes danos. O furacão deve resultar na evacuação de mais de 1 milhão de pessoas no estado norte-americano.

Meteorologistas alertam para a possibilidade de uma maré de até 4,5 metros na Baía de Tampa, que pode engolir residências inteiras. A Fema orientou os moradores que se encontram em abrigos a não deixarem os locais seguros após o início da tempestade. A agência destacou que as condições para dirigir serão impossíveis e alertou que apenas 15 centímetros de água em movimento podem derrubar veículos.

Embora o furacão tenha sido rebaixado de categoria, as cidades do estado ainda podem enfrentar ventos acima de 200 km/h, o que é suficiente para causar danos significativos a edificações e árvores. Em consequência do evento, voos foram cancelados e parques temáticos, como os da Disney, estão fechados.

Analistas da Morningstar DBRS estimam que os danos causados pela passagem do furacão possam chegar a até US$ 100 bilhões (aproximadamente R$ 550 bilhões). O presidente Joe Biden informou que Milton pode ser o pior furacão a atingir a Flórida em mais de um século.

A evacuação em massa gerou cidades-fantasmas e congestionamentos nas últimas horas. A região metropolitana de Tampa, que abriga mais de 3 milhões de pessoas, deve ser uma das mais afetadas, com previsões de danos generalizados a casas e edifícios.

Atualmente, a costa oeste da Flórida se recupera dos danos deixados pelo furacão Helene, que ocorreu no fim de setembro e resultou em mais de 200 mortes. A tempestade Milton, que passou de uma tempestade tropical a um furacão de categoria 5 em apenas 46 horas, está sendo considerada uma das temporadas de furacões mais atípicas já registradas no Atlântico.

As autoridades locais estão promovendo a maior evacuação do estado nos últimos oito anos, e todos os portos foram fechados. O governador Ron DeSantis pediu à população que se prepare para um impacto significativo.

Com agências internacionais

Veja:

E mais:

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Com 430 marcas confirmadas, feira reforça importância do mercado de …

Associar cura ao tratamento requer considerar diversos aspectos físicos que …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.