GPS Brasília comscore

Fundo Constitucional: conselheiro do TCDF alerta para redução de investimentos na segurança pública

André Clemente destacou redistribuição de recursos e necessidade de reformas estruturais nas forças policiais do DF

O vice-presidente do Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF), conselheiro André Clemente, chamou a atenção para a redução do percentual de recursos do Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) destinados à segurança pública.

Durante sessão da Corte de Contas, o tema foi abordado em discurso direcionado ao presidente da Câmara Legislativa (CLDF), deputado Wellington Luiz (MDB), que esteve presente na deliberação.

“O senhor, que é egresso da área de segurança pública, sabe que quem passa pela segurança pública nunca sai dela. Vive nela”, afirmou André Clemente.

A fala do conselheiro ocorre em um momento de debates sobre a gestão do FCDF, responsável por financiar áreas essenciais como segurança, saúde e educação no Distrito Federal.  

Durante o discurso, o conselheiro destacou a importância da paz social e da sensação de segurança como pilares para o funcionamento de um Estado e de uma sociedade organizada.

Clemente apontou que o Fundo Constitucional teve um crescimento significativo em 2023, alcançando R$ 23 bilhões. Segundo ele, esse aumento foi o maior já registrado na história do FCDF, com uma expansão de R$ 6 bilhões em relação ao ano anterior.

No entanto, o conselheiro ressaltou que parte desse incremento foi remanejada para áreas como saúde e educação, o que impactou o percentual destinado à segurança pública.

“Durante alguns anos, os percentuais do Fundo Constitucional para a segurança pública estavam em torno de 53% ou 52%. Em 2023, esse índice caiu para 42%. É importante ficar atento se essa redução não compromete investimentos, custeio e o funcionamento dessa máquina que precisa de tantos recursos”, explicou o conselheiro.

Reformas estruturais

André Clemente também destacou que as diligências realizadas pelo TCDF identificaram a necessidade de reformas e melhorias estruturais nas unidades das forças de segurança do Distrito Federal, como Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Penal e Polícia Civil.

“As unidades de ponta, os alojamentos dos servidores, os centros de treinamento e as instalações operacionais das cidades precisam urgentemente de reformas, construções ou expansões”, afirmou.

 

Veja também

Bentinho, como de costume, saltava cedo da cama para ir …

A dislexia é um dos transtornos de aprendizagem mais comuns …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI