Muitos não sabem, mas o fundador da Zara, uma das principais marcas de fast fashion do mundo, é muito ativo no mercado imobiliário. Amancio Ortega, de 89 anos, é sócio também de uma empresa de investimentos privados, que, nas últimas semanas, adquiriu uma série de imóveis e ativos de alto valor.
A Pontegadea, que administra os investimentos, comprou um hotel cinco estrelas em Paris, um edifício residencial na Flórida e um prédio na Avenida Diagonal, em Barcelona. As transações somaram mais de US$ 500 milhões nos últimos três meses, de acordo com dados divulgados pela Bloomberg, e fazem parte de uma estratégia da Inditex, empresa da qual é sócio majoritário, para aplicar sua fortuna ao passo em que reduz o pagamento de impostos sobre o patrimônio.
A sequência de compras corresponde ao recebimento do maior dividendo anual da história da empresa: cerca 3,1 bilhões de euros, dos quais metade foi paga em maio de 2025. E, por questões legais, é necessário investir rapidamente o dinheiro, a fim de evitar a cobrança de impostos extras em cima do valor.
A Inditex é um conglomerado multinacional fundado por Ortega em 1985, sendo conhecido por marcas como Zara, Pull&Bear, Massimo Dutti, Bershka, Stradivarius, Oysho, Zara Home e Uterqüe. A empresa atua em todas as etapas da cadeia de moda, desde o design e produção até a distribuição e venda em lojas físicas e online.