GPS Brasília comscore

Fundação Athos Bulcão celebra 30 anos com casa nova

Você sabe quem foi **Athos Bulcão?** Entre suas mil funções, ele foi _escultor, pintor, desenhista e tornou-se conhecido por meio de suas obras realizadas em azulejos_, nas quais se destacavam os grafismos com base em cores e formas geométricas. Nascido no Catete, Rio de Janeiro, em 2 de julho de 1918, Athos passou sua infância em Teresópolis. Desde 1992, a Fundação Athos Bulcão tem cuidado do acervo do mestre. Agora, a FundAthos, como é carinhosamente chamada, está completando 30 anos e de casa nova, na 510 sul. O lançamento do Calendário Anual de 2023 acontece no próximo dia 8 de dezembro, das 9h às 20h.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/52535119957_63561a505a_b_175a95b892.jpg)

Responsável pelos muros multicoloridos do Hospital Sarah Kubitschek, os paralelepípedos do Teatro Nacional, os azulejos em azul e branco que recobrem a Igrejinha Nossa Senhora de Fátima. São algumas de suas marcas pela capital do País. Entre painéis, vitrais, divisórias, murais e vários outros formatos, a arte de Athos Bulcão ajuda o brasiliense a se distanciar um pouco do real e se deixar levar pelo encantamento. Não à toa o artista se tornou sinônimo de Brasília.

A nova Fundação Athos Bulcão ocupa uma área de 400 m², dividida entre _loja, galerias, sala de vídeo, espaço multiuso, café e jardim._ No próximo dia 8 de dezembro, **o Calendário anual, já tradicional na cidade, estará disponível para retirada e compra**. Esta edição será ilustrada só com **imagens de obras de intervenção monumental assinadas pelo mestre que ajudou a criar a identidade visual da capital do País**. Vai ser uma ótima oportunidade para conhecer o que promete ser o novo local de encontro da arte de Brasília. Neste dia, o local ficará aberto excepcionalmente das 9h às 20h, para receber os visitantes.

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/52536133708_7d0c6930a4_k_e41b6fb9e4.jpg)

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/52535588681_3f398259dd_k_097ebd3fb3.jpg)

Também para marcar a passagem dos 30 anos da Fundação – celebrados no dia 18 de dezembro – **foram criados diversos objetos de arte, que estarão à venda na loja da instituição (e online, através do site da Fundação).** Lá, é possível adquirir produtos como_gravuras, mantas, lenços, xícaras, pratos, copos, jóias e vários outros objetos que reproduzem o trabalho do mestre e são sucesso garantido como recordações da capital_. Especialmente para o Natal, foi criado um Jogo da Velha com obras de Athos e peças em aço corten de Leila Sobral. “São presentes de todos os tamanhos, tipos e preços, que remetem a Brasília”, lembra a Secretária-executiva da Fundação, Valéria Cabral, que faz parte da equipe da instituição há 26 anos. 

**Mas afinal, o que faz a Fundação?**

A Fundação Athos Bulcão é responsável por divulgar, documentar, preservar, pesquisar e divulgar a obra do artista, além de comercializar diversos exemplares de sua obra. A instituição também desenvolve projetos na área de arte-educação, comunicação e mobilização juvenil. Para fazer tudo isso, a FundAthos precisava de mais espaço. Foi assim que surgiu a ideia de ocupar uma das grandes lojas com entradas tanto pela W3 Sul quanto pela W2 Sul  com rampas de acessibilidade. 

![](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/_18ef9147e0.jpg)

Além da venda de produtos (que também podem ser adquiridos através do site), o local abriga a AB Galeria, um espaço para a exposição permanente de obras do grande mestre que integram o acervo da instituição, com legendas traduzidas em braile e projeto de iluminação assinado por Caco Tomazzoli. Ali, o público “descobre” a imensa criatividade de Athos Bulcão, que nunca se cansou de experimentar materiais, formatos, linguagens. Athos produziu pinturas, desenhos, gravuras, fotomontagens, figurinos e cenários para teatro, capas de discos, capas de livros e esculturas, além de sua monumental obra de integração entre arte e arquitetura.

![52535877429_f3f3801be5_k.jpg](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/52535877429_f3f3801be5_k_f146429903.jpg)

O novo espaço da FundAthos inclui ainda sala de vídeo, que exibe entrevistas, filmes sobre o artista (como o curta “Athos”, de Sérgio Moriconi) e outros registros; a Galeria Trama, aberta a apresentar o trabalho de outros artistas e que recentemente ofereceu uma mostra da obra de Kleber Cianni, artista brasileiro radicado em Berlim, com ilustrações para o livro “Aída colorida”, de Solange Cianni; a Sala Mafuá, destinada a oficinas, palestras, encontros e lançamentos, como do livro “Poesia para uma pessoa só”, do poeta João Palmo; o Café Netas de Marieta, em local onde se pode ver projetos originais, consultar livros e obter folders explicativos bilíngues; e um pequeno jardim em que Athos Bulcão recebe o visitante, em foto assinada pela fotógrafa Mila Petrillo. 

**Mais sobre Athos Bulcão**

Athos Bulcão é um artista de grande importância para as artes e essencial para Brasília, cidade que acolheu e ajudou a criar. Nascido no Rio de Janeiro, em 1918, conviveu com alguns dos mais relevantes artistas e intelectuais brasileiros do Modernismo. Iniciou sua carreira artística como assistente de Cândido Portinari e auxiliou o grande pintor no desenvolvimento do painel de azulejos da Igreja da Pampulha, em Belo Horizonte. Essa experiência foi fundamental para Athos aproximar arte e arquitetura, que se tornou marca de seu trabalho e o levou a se tornar mundialmente famoso. 

Quando o arquiteto Oscar Niemeyer o conheceu, encantou-se com seus desenhos e o convidou a criar painéis em azulejos para seus edifícios. Começava assim uma parceria de décadas. Em 1958, Athos mudava-se para Brasília, onde permaneceria até sua morte, em 2008. Seu legado está em mais de 260 obras de integração em Brasília, além de outras cidades do Brasil (como Rio de Janeiro, São Paulo, Salvador, Belém e Recife) e no exterior, em países como França, Itália, Índia, Argélia, Argentina dentre outros.

Mas o artista nunca se acomodou. Foram 70 anos de pesquisas e estudos, que produziram obras em diferentes formatos e linguagens. Era incansável e utilizava com maestria seus conhecimentos sobre o uso das cores e da geometria. Hoje, Athos Bulcão é matéria obrigatória nos 4º e 5º anos do ensino fundamental, da Rede de Ensino do Distrito Federal.

A Fundação Athos Bulcão investe em educação patrimonial para que a população de Brasília valorize e conheça sua história e seus bens culturais. A instituição é presidida por Paulo Brum Ferreira, tem como vice-presidentes Sérgio Moriconi e Márcia Zarur e a Secretaria Executiva é exercida por Valéria Cabral.

**Serviço**

Local: W3 Sul – Quadra 510, Bloco B, loja 31

Horários de funcionamento: 2ª a 6ª, das 9h às 18h; sábados, das 9h às 14h

Lançamento do calendário anual: dia 8/12, das 9h às 20h

Contato: (61) 3322.7801 – 98435.9726

Mais informações: (www.fundathos.org.br)[www.fundathos.org.br]

fundathos@fundathos.org.br

Veja também

Iniciativas Pegada Solidária e Jambeiro Solidário uniram esforços para arrecadar …

Durante o Natal e o Réveillon, os cardápios incluem uma …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI