Não é só de Maryl Streep, 73 anos, que vivem as indicações da Academia de Artes e Ciências Cinematográficas. Este ano, o Oscar trouxe dois destaques de atrizes 50+, que com suas atuações impecáveis garantiram espaço na premiação mais esperada do ano. Para além delas, outras grandes mulheres da faixa etária abrilhantaram a noite.
Estamos falando de Michelle Yeoh, 60 anos, a grande vencedora dessa edição, para melhor atriz, pelo filme Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo — o queridinho da Academia com 14 indicações e cinco prêmios, incluindo de melhor longa-metragem.
Para quem não se lembra, Michelle já foi ‘bond girl’, na fase em que Pierce Brosnan interpretava o agente 007. Além disso, atuou ao lado de Jack Chan e foi uma das protagonistas em O Tigre e o Dragão.
O segundo destaque foi Jamie Lee Curtis. Aos 64 anos, a atriz recebeu sua primeira indicação e vitória, de melhor atuação coadjuvante, também com Tudo em Todo Lugar ao Mesmo Tempo. Antes, a artista já havia ganhado dois globos de ouro, um Bafta, entre outros. A curiosidade da vez, no entanto, foi a homenagem que Jamie fez à filha transsexual. Ela batizou a estatueta com linguagem neutra a fim de relembrar os direitos da população LGBTQIA+.
“Em apoio à minha filha Ruby, estou fazendo com que eles sejam they/them. Vou chamá-los de ‘they/them’ e eles estão indo muito bem, estão se adaptando”, disse em uma entrevista ao ser questionada sobre o nome que daria à estatueta.
Angela Bassett, 64 anos, concorreu ao prêmio de melhor atriz coadjuvante por Pantera Negra, Wakanda Forever, apesar de não ter levado. Com um vestido roxo real da Moschino, a ideia do look foi trazer o básico da “Velha Hollywood”. A artista venceu a mesma categoria no Globo de Ouro 2023, mas no Oscar foi criticada por sua reação diante da vitória de Jamie Lee Curtis. Veja:
Halle Berry, 56 anos, a única mulher negra a receber a estatueta da Academia pela melhor atuação em A Última Ceia (2001), também esteve no ‘red carpet’ cheia de estilo e leveza. Este ano também não teve nenhuma indicação, mas vestindo Tamara Ralph, a atriz brilhou com uma generosa fenda, estilizada com flores cravejadas em brilhantes.
Por último mas não menos importante, Cate Blanchett, 53 anos, que já foi indicada sete vezes ao Oscar, com duas vitórias, em 2023 estava na lista de favoritas à melhor atriz da Academia, pelo filme Tár. Não foi a escolhida da noite, mas no Bafta foi a vencedora da categoria pelo mesmo filme.
Cate impressionou no quesito moda sustentável pela produção customizada Louis Vuitton. A parte de cima da roupa era de um acervo da grife, enquanto a saia foi feita a partir de seda sustentável para a 95ª edição do Oscar.