GPS Brasília comscore

Fotógrafo lança livro após visitar 100 McDonald’s ao redor do mundo

Representando o Brasil, o Méqui 1000, na Avenida Paulista é a unidade contemplada na obra

O fotógrafo norte-americano Gary He transformou sua paixão por viagens e cultura gastronômica em um projeto inusitado: visitar e registrar 100 unidades do McDonald’s ao redor do mundo. Ao longo de suas jornadas por 55 países, ele explorou as particularidades de cada restaurante da rede e reuniu suas descobertas no livro McAtlas: A Global Guide to the Golden Arches, o  nome do livro faz referência ao logo da rede de fast food.

Fotógrafo lança livro após visitar 100 McDonald's ao redor do mundo

Queenstown, Singapore

A experiência de um iftar – refeição que quebra o jejum do Ramadã – em uma unidade do fast food em Marrocos, em 2018, despertou em Gary He um novo olhar sobre a rede de fast food. O fotógrafo percebeu que, mais do que a padronização das batatas fritas ao redor do mundo, o que tornava cada unidade única era a adaptação dos menus às culturas locais. Esse insight deu início a sua jornada no projeto. 

Fotógrafo lança livro após visitar 100 McDonald's ao redor do mundo

Taupo, New Zeland

Fotógrafo lança livro após visitar 100 McDonald's ao redor do mundo

Lindvallen, Sweden

Segundo as informações do site oficial, o projeto não é apenas sobre a marca, mas também uma “antropologia social e visual da maior rede de restaurantes do mundo”. Gary He afirma ainda que é um “projeto independente”, sem imposições ou apoio da rede de fast food. Cada item que fotografei foi comprado em um restaurante da rede e apresentado como ele apareceria para um cliente: sem truques de estilo de comida de estúdio fotográfico, como usar ingredientes falsos, e sem abacates ou tábuas de corte na lateral para dar vibrações extras à cena. Apenas os itens em um fundo limpo.

Fotógrafo lança livro após visitar 100 McDonald's ao redor do mundo

Rosewll, New Mexico

Representando o Brasil, o Méqui 1000, localizado na icônica Avenida Paulista, foi a unidade escolhida para integrar a obra, destacando sua importância no cenário internacional. “O maior exportador mundial de carne bovina também consome uma tonelada dela, tornando o Brasil um terreno fértil como um dos nove países que têm mais de mil locais do McDonald’s. Para comemorar o marco em 2019, a rede abriu o palaciano Méqui 1000, assumindo o apelido que os locais tão carinhosamente deram à marca”, diz a legenda que acompanha a imagem da unidade escolhida para representar o Brasil.

Fotógrafo lança livro após visitar 100 McDonald's ao redor do mundo

São Paulo, Brazil

Veja também

Republicano assumiu a presidência dos Estados Unidos com direito a …

No dia 20 de janeiro é comemorado o Dia Internacional …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 41

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI