O fotógrafo norte-americano Gary He transformou sua paixão por viagens e cultura gastronômica em um projeto inusitado: visitar e registrar 100 unidades do McDonald’s ao redor do mundo. Ao longo de suas jornadas por 55 países, ele explorou as particularidades de cada restaurante da rede e reuniu suas descobertas no livro McAtlas: A Global Guide to the Golden Arches, o nome do livro faz referência ao logo da rede de fast food.
![Fotógrafo lança livro após visitar 100 McDonald's ao redor do mundo](https://gpsbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/GPSBRASILIA-LIFE-GASTRONOMIA-09022025-2.jpeg)
Queenstown, Singapore
A experiência de um iftar – refeição que quebra o jejum do Ramadã – em uma unidade do fast food em Marrocos, em 2018, despertou em Gary He um novo olhar sobre a rede de fast food. O fotógrafo percebeu que, mais do que a padronização das batatas fritas ao redor do mundo, o que tornava cada unidade única era a adaptação dos menus às culturas locais. Esse insight deu início a sua jornada no projeto.
![Fotógrafo lança livro após visitar 100 McDonald's ao redor do mundo](https://gpsbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/GPSBRASILIA-LIFE-GASTRONOMIA-09022025-3.jpeg)
Taupo, New Zeland
![Fotógrafo lança livro após visitar 100 McDonald's ao redor do mundo](https://gpsbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/GPSBRASILIA-LIFE-GASTRONOMIA-09022025.jpg)
Lindvallen, Sweden
Segundo as informações do site oficial, o projeto não é apenas sobre a marca, mas também uma “antropologia social e visual da maior rede de restaurantes do mundo”. Gary He afirma ainda que é um “projeto independente”, sem imposições ou apoio da rede de fast food. Cada item que fotografei foi comprado em um restaurante da rede e apresentado como ele apareceria para um cliente: sem truques de estilo de comida de estúdio fotográfico, como usar ingredientes falsos, e sem abacates ou tábuas de corte na lateral para dar vibrações extras à cena. Apenas os itens em um fundo limpo.
![Fotógrafo lança livro após visitar 100 McDonald's ao redor do mundo](https://gpsbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/GPSBRASILIA-LIFE-GASTRONOMIA-09022025-5.jpeg)
Rosewll, New Mexico
Representando o Brasil, o Méqui 1000, localizado na icônica Avenida Paulista, foi a unidade escolhida para integrar a obra, destacando sua importância no cenário internacional. “O maior exportador mundial de carne bovina também consome uma tonelada dela, tornando o Brasil um terreno fértil como um dos nove países que têm mais de mil locais do McDonald’s. Para comemorar o marco em 2019, a rede abriu o palaciano Méqui 1000, assumindo o apelido que os locais tão carinhosamente deram à marca”, diz a legenda que acompanha a imagem da unidade escolhida para representar o Brasil.
![Fotógrafo lança livro após visitar 100 McDonald's ao redor do mundo](https://gpsbrasilia.com.br/wp-content/uploads/2025/02/GPSBRASILIA-LIFE-GASTRONOMIA-09022025-4.jpeg)
São Paulo, Brazil