Fórum Brasil debate inovação, inteligência artificial e segurança jurídica em Brasília

Paulo Octávio, Luís Roberto Barroso, João Dória e André Kubitschek | Fotos: Vanessa Castro

O Distrito Federal foi palco, na manhã desta quarta-feira (13), do Fórum Brasil, evento que reuniu líderes do cenário político e empresarial para debater temas como regulação da inteligência artificial, estímulo à inovação e segurança jurídica.

Realizado no Royal Tulip Brasília Alvorada, o encontro contou com a presença do presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Luís Roberto Barroso, do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), da vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão, do empresário e presidente do Lide, Paulo Octávio, e do presidente do Banco de Brasília (BRB), Paulo Henrique Costa, entre outros convidados.

Promovido em parceria pelo Lide Nacional, Lide Brasília e Brasil 247, com apoio do BRB, o Fórum Brasil discutiu questões sobre como as novas tecnologias impactam na sociedade brasileira.

Na abertura do evento, Rodrigo Pacheco destacou que a regulação da inteligência artificial representa um desafio para o legislativo, que precisa acompanhar as rápidas mudanças tecnológicas. “Estamos presenciando um marco tecnológico pactuado entre os poderes, o que certamente vai contribuir para a nossa economia. O Congresso está atuante neste sentido”, disse o presidente do Senado Federal, ao ressaltar o compromisso com uma regulação que equilibre inovação e proteção aos direitos dos cidadãos.

O ministro Luís Roberto Barroso destacou que o Supremo Tribunal Federal tem consciência da relevância do Brasil no cenário tecnológico global. “Nós temos energia renovável, temos a Amazônia, temos gente capacitada e, portanto, temos condições de ser a maior referência tecnológica do mundo do ponto de vista ambiental”, afirmou o chefe do judiciário brasileiro.

O empresário Paulo Octávio, presidente do Lide Brasília, celebrou a realização do Fórum Brasil, que visa fortalecer o diálogo entre o setor público e privado em prol do desenvolvimento do País.

“A tecnologia é o futuro. Agora é necessário encontrar uma forma de colocar as máquinas para servir as pessoas e contribuir para o nosso crescimento como país. Junto a isso é fundamental que tenhamos coragem de mostrar nossa força para o mundo,” disse o Paulo Octávio.

O presidente do BRB, Paulo Henrique Costa celebrou a iniciativa e a relevância da discussão tecnológica para o momento do País.

“A tecnologia impacta diretamente no desenvolvimento do sistema financeiro do Brasil e essa discussão é fundamental para que nos tornemos referência no assunto e para que isso ocorra é necessária uma regulamentação.”

O Fórum Brasil se destaca como um excelente ponto de partida para o desenvolvimento de políticas que atendam às demandas da sociedade em inovação e segurança jurídica.

Relacionados.

Regulação da Inteligência Artificial deve ser alinhada a investimentos

Segurança pública é pauta dos debates no Fórum Brasil

Impacto da IA no sistema tributário foi um dos assuntos do Fórum Brasil