Sem vencer desde maio, quando aplicou uma goleada de 5 x 0 sobre o Juventude, o Fortaleza enfim quebrou o jejum ao superar o Red Bull Bragantino por 3 x 1, neste sábado (26), na Arena Castelão, em partida válida pela 17ª rodada do Campeonato Brasileiro. Foi também a primeira vitória sob o comando do técnico Renato Paiva.
O Fortaleza entrou em campo com postura agressiva e claramente determinado a retomar o caminho das vitórias. Logo aos três minutos, o time abriu o placar após cobrança de escanteio que resultou em cabeçada precisa de Deyverson. Aos 18, o Fortaleza ampliou após nova cobrança de escanteio, dessa vez com Kuscevic, novamente de cabeça. O Red Bull Bragantino melhorou na reta final do primeiro tempo, esboçando uma reação que culminou no gol de Pitta, aos 37, em bela jogada individual.
Na segunda etapa, as falhas defensivas do Bragantino continuaram a ser um problema grave. Logo nos primeiros minutos, um erro do goleiro Lucão ao tentar recuar a bola foi aproveitado por Deyverson, que pressionou o arqueiro e forçou o erro, com a bola ficando com Lucca Prior na entrada da área. O meia finalizou com categoria, encobrindo o goleiro e garantindo o terceiro gol para o Fortaleza.
A partir daí, o time paulista se mostrou atordoado e sem reação consistente para voltar ao jogo, enquanto o Fortaleza passou a desperdiçar chances claras de gol, sobretudo com Marinho, que criou vários lances perigosos. O goleiro Lucão, apesar do erro crucial, ainda realizou pelo menos três defesas importantes que evitaram um placar ainda mais dilatado.
Mirassol segue sem perder
O Mirassol segue sem perder no Brasileirão, mas desperdiçou a chance de entrar no G-6. Apesar de ter saído na frente logo no começo do jogo e ter tomado o empate, o time paulista viu sua série invicta aumentar para oito jogos ao ficar na igualdade por 1 x 1 com o Vitória, no estádio José Maria de Campos Maia, no interior paulista, no início da noite deste sábado. Edson Carioca marcou logo aos cinco e Baralhas deixou tudo igual aos 12.
Com o resultado, o Mirassol se manteve na sétima colocação com 25 pontos, apenas dois do Red Bull Bragantino que abre a zona de classificação direta para a Libertadores, algo que até então parecia inalcançável para o time do interior paulista, e a um da fase prévia da competição intercontinental. O Vitória, por sua vez, segue perto da zona de rebaixamento, em 15º com 17. O Vasco, que abre o Z-4, tem 14.