GPS Brasília comscore

“Fortalecer o SUS continuará sendo a nossa grande causa”, diz Padilha ao assumir Ministério da Saúde

Novo titular da pasta destacou compromisso com melhorias no atendimento e elogiou gestão de Nísia Trindade

Anunciado recentemente, o futuro ministro da Saúde, Alexandre Padilha (PT), afirmou nesta terça-feira (25) que recebeu do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) a missão de fortalecer o Sistema Único de Saúde (SUS) e reduzir o tempo de espera nos atendimentos.

O anúncio acontece após a saída de Nísia Trindade do comando da pasta, marcando a oitava troca ministerial no atual governo.

Fortalecer o SUS continuará sendo a nossa grande causa, com atenção especial para a redução do tempo de espera de quem busca cuidado na rede de saúde. Esse é o comando que recebi do presidente Lula e ao qual vou me dedicar integralmente“, declarou Padilha, atualmente ministro-chefe da Secretaria de Relações Institucionais (SRI).

Padilha também elogiou a atuação de Nísia Trindade, destacando seu papel na reconstrução do sistema de saúde pública.

Símbolo de compromisso e seriedade à frente da Fiocruz e do Ministério da Saúde, Nísia deixa um legado de reconstrução do SUS, após anos de gestões negacionistas, que nos custaram centenas de milhares de vidas“, afirmou.

A saída da ministra ocorre após um período de desgaste dentro do governo, que culminou na decisão do presidente Lula de substituí-la. A mudança também reflete uma tentativa de dar maior visibilidade ao Ministério da Saúde em um cenário político atual.

Médico infectologista e doutor em Saúde Pública, Alexandre Padilha já esteve à frente do Ministério da Saúde entre 2011 e 2014, durante o governo de Dilma Rousseff (PT). Foi em sua gestão que surgiu o programa Mais Médicos, voltado para a ampliação do atendimento em regiões com escassez de profissionais da saúde.

Além disso, o novo ministro tem experiência na administração pública, tendo ocupado cargos como secretário de Relações Governamentais e secretário municipal de Saúde de São Paulo na gestão de Fernando Haddad. Nos últimos anos, sua atuação esteve voltada à articulação política no governo Lula, cargo em que enfrentou desafios nas negociações com o Congresso Nacional.

A posse de Padilha foi marcada para o dia 6 de março pelo Palácio do Planalto.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Dos olhos ao banho, passando por perfumes e séruns poderosos: …

A busca pela harmonia facial vai muito além do rosto

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.