Após tentar retomar as transmissões da categoria em 2024, sem sucesso, a TV Globo voltará a exibir as corridas de Fórmula 1 a partir do ano que vem, até 2028. A emissora do Jardim Botânico o monopólio da modalidade por 40 anos, até 2020. Na próxima temporada serão 15 GPs ao vivo na TV aberta. No SporTV, haverá a transmissão dos treinos livres e do qualificatório, além das corridas sprints.
Fico feliz em anunciar que a Globo é a nova casa da Fórmula 1 no Brasil. Sempre houve uma paixão forte pelo esporte no País, e, com a Globo, encontramos o parceiro perfeito para entregar a cobertura e programação de maior qualidade que os fãs merecem. Eu gostaria de agradecer o time da Bandeirantes pela paixão e comprometimento que eles tiveram nos últimos cinco anos. Estou empolgado para continuarmos nossos trabalhos até a corrida final em Abu Dabi neste ano”, disse o diretor de Direitos de Mídia da Fórmula 1, Ian Holmes.
Desde o ano passado, as negociações caminhavam para um novo acordo entre Fórmula 1 e Globo. A última temporada exibida na Globo foi a de 2020, quando Galvão Bueno ficou ausente das transmissões por causa da pandemia de covid-19. Agora, Luis Roberto e Everaldo Marques devem comandar as transmissões.
A Globo tem uma longa história de sucesso com a Fórmula 1, remontando aos brasileiros acordando cedo nos fins de semana para assistir ao Ayrton Senna e outros pilotos brasileiros fora de série competirem”, relembrou a diretora-executiva da TV Globo, Leonora Bardini.
Em 2021, depois da primeira temporada transmitida com a Band, a emissora paulista renovou até a temporada atual. O acordo também mantinha os direitos de transmissão do BandSports, canal por assinatura do Grupo Bandeirantes que tem em sua programação todas as sessões de treino que antecedem as corridas. Segundo a Fórmula 1, a modalidade é o esporte mundial mais acompanhado pelos brasileiros, com 71 milhões de fãs, dos quais 45% são mulheres e 39% têm menos de 35 anos.