GPS Brasília comscore

Força que Vem de Mãe: “É como equilibrar os pratos. Eventualmente, um pode cair”, diz Sandra Costa

A jornada da cofundadora do Sabin para conciliar o êxito na maternidade e no profissional
Sandra Costa | Foto: GPS|Brasília
Sandra Costa | Foto: GPS|Brasília

Compartilhe:

Nesta série especial de Dia das Mães, carinhosamente intitulada de “Força que Vem de Mãe”, o GPS|Brasília conversou com três mulheres de coragem e fé que tem muito a falar sobre maternidade e também, como não pode faltar nunca no nosso portal, sobre Brasília. Na primeira parte: Sandra Costa, uma das fundadoras do Sabin.

Ao chegarmos na residência de Sandra, uma acolhedora e imponente casa ponta de picolé no Lago Sul, a primeira ação que desvia o olhar é, certamente, a incrível vista para o Lago Paranoá que parece se fundir com a piscina. O pé direito alto chama tanta atenção quanto às obras de arte bem elencadas e cuidadosamente posicionadas.

As luzes são montadas, o enquadramento é feito com maestria, uma flor é posicionada estrategicamente em segundo plano e a gravação começa. Sandra se apresenta, e nos conta, claro, o nome de seus filhos. “Eu sou mãe do Marcelo, do Guilherme e do Gabriel, sou bioquímica e empresária, cofundadora do Grupo Sabin”, diz.

Após isso, a empresária rconta que o início da sua jornada profissional ocorre concomitantemente com a maternidade. “O impacto de me tornar mãe foi muito grande na minha vida, porque eu nunca deixei de trabalhar, nunca deixei de pensar também na minha carreira”, relata.

Sandra se aprofunda na narrativa, de acordo com ela ilusória, de que é possível dar conta de tudo. “Na vida, é inevitável cometer erros, estamos todos navegando por um terreno desconhecido. É como equilibrar pratos: eventualmente um pode cair. O essencial é reconhecer que estamos todos neste processo de aprendizado. À época, quando era mais jovem, admito que era imatura, mas também carregava uma grande responsabilidade, persistência, coragem e visão”, explica.

A cofundadora do Sabin prossegue e cita a importância de uma rede de apoio na vida das mães que estão criando seus filhos. Em seu caso, principalmente o marido, além dos filhos e as carreiras profissionais.

“Realmente o impacto da maternidade é grande, mas temos que entender que haverá sacrifícios, e que mesmo assim devemos seguir em frente, pois vai dar certo. Lá na frente, o seu filho vai ter muito orgulho de você”, aconselha Sandra.

Depois de falar, com a maestria que já lhe é de costume, sobre como conciliar a vida materna com a profissional, e ela sabe muito bem como fazer isso, aprofundamos a conversa na missão de ser mãe.

“A maternidade é uma coisa maravilhosa! É como eu falo, assim como o investimento na carreira traz realização profissional, ter filhos é participar da construção da vida de uma pessoa. Quando chega lá na frente, você enxerga a influência na identidade de cada um deles”, discursa a empresária com emoção.

Além disso, diz ser muito grata em ver seus filhos adultos e vencendo nas próprias vidas, já formados e criando suas famílias. “Eu acho que é a satisfação maior dessa união e dessa alegria de estarmos sempre juntos”, completa.

Sandra Costa e família
Sandra Costa e família | Foto: arquivo pessoal

Ao saber o nome desta série especial, “Força que Vem de Mãe”, a bioquímica retorna à sua infância e fala da presença materna que recebeu em casa. “Minha mãe foi minha maior inspiração em tudo. Nunca imaginei que seria capaz de menos, graças aos valores que ela me ensinou. Seu legado continua vivo em mim, refletindo na forma como conduzo meu negócio e educo meus filhos”, expressa.

Não é possível estar à frente de Sandra e não perguntar sobre o Grupo Sabin. Uma rede que é orgulho para o povo brasiliense, até porque, aproveitando a data, a empresária é vista como uma das mães da saúde na capital.

“A jornada inicial foi marcada por desafios, mas superamos barreiras e investimos em qualidade e gestão. Nosso crescimento foi impulsionado pelo desenvolvimento interno de talentos, com foco na capacitação e promoção. Valorizamos a liderança pelo exemplo, incentivando especialmente o protagonismo feminino, buscando abrir espaço para todas as mulheres no ambiente empresarial, já que 77% do Sabin é composto por mulheres”, enaltece Sandra.

Por fim, a primeira convidada da nossa série especial, que ainda conta com a pioneira Wilma Carvalho Alves Pereira e a filantropa Vivianne Leão Piquet, deixou um recado para todas as mães de Brasília.

“O Dia das Mães é uma ocasião especial para celebrar, não apenas estar com os filhos, mas também buscar realizar o que traz alegria e brilho nos olhos. É importante que as mães se lembrem de cuidar de si mesmas, buscando aquilo que as faz felizes e as preenche de amor. Celebremos este dia de forma intensa e verdadeira, ao lado daqueles que mais amamos”, finaliza Sandra.

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por GPS – Portal de Notícias | Revista | Brasília (@gpslifetime)