Como bem foi dito no título desse texto, cerca de **um bilhão de jovens** correm o risco de perder a audição devido ao mal uso de fones de ouvido e a exposição frequente a locais com música muito alta. Um estudo divulgado pela revista científica **BMJ Global Health** traz o alerta diante de uma pesquisa realizada pelo período de vinte anos, ou seja, de 2000 a 2021.
![Foto: Aliane Schwartzhaupt/Unsplash/Reprodução](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/Reproducao_008d816cd8.jpg)
Outra informação revelada é que a exposição prolongada a sons altos, em festas e boates, por exemplo, pode provocar fadiga e danos nas células sensoriais e outras estruturas presentes no ouvido. Além disso, o hábito pode acarretar em surdez ou zumbidos frequentes.
**Como prevenir?**
Entre as dicas, a primeira delas é **abaixe o volume dos fones de ouvido**. Em seguida passe a ativar alertas de exposição sonora nos seus smartphones, evitando assim a exposição prolongada aos sons altos. Tente também comprar produtos que reduzam ruído (ou que possuam função antirruído, como fones de proteção). E quando for se jogar na balada, mantenha-se longe das caixas de som para aumentar a sua proteção auricular.