O Aeroporto de Brasília trocou, na tarde de sábado (21), aviões por corredores na 3ª edição da Flying Run Sunset 2024. A corrida de rua, que aconteceu pela primeira vez ao pôr do sol, reuniu 2.700 atletas em percursos de 7km, 14km e meia maratona (21km) na pista de pousos e decolagens. Com uma vista privilegiada do pôr do sol e o apoio de um caça da Força Aérea Brasileira, o evento proporcionou uma experiência única para os participantes.
A pista, com 3,4 km de extensão e 45 metros de largura, foi o palco para corredores de 11 estados brasileiros, dos quais mais de 200 vieram de fora de Brasília especialmente para o evento. Apesar da corrida, o aeroporto manteve suas operações normalmente na pista adjacente, sem impacto nos pousos e decolagens.
O evento começou com uma sessão de aquecimento em grupo, seguida por largadas “de arrepiar”, anunciadas via radiotransmissão por um piloto de caça Gripen da Força Aérea, que ainda realizou duas passagens sobre a pista para marcar o início da prova. Durante a corrida, o calor foi amenizado por jatos de água de um caminhão de bombeiros e pela distribuição de isotônicos e água ao longo do percurso.
Os seis vencedores, divididos entre as categorias masculina e feminina, foram premiados com troféus em uma cerimônia ao final da corrida. “Correr na pista de pouso do 3º maior aeroporto do Brasil, especialmente ao pôr do sol, foi uma experiência indescritível”, afirmou Rogério Coimbra, diretor comercial e de assuntos corporativos da Inframerica. “Nosso objetivo com esse evento é aproximar ainda mais o aeroporto dos brasilienses e promover o esporte.”
Além da corrida, os participantes aproveitaram atividades na arena de concentração, como massagens realizadas por massoterapeutas deficientes visuais e produtos à venda em estandes locais. Ao final, os atletas foram convidados para a Flying Party, uma festa com DJ e show da banda Bonsai na Praça Pick Up, em frente ao terminal.
A Flying Run Caixa é organizada pelo Aeroporto de Brasília e Nosotros Live Marketing, com o apoio da Caixa Econômica Federal e Governo Federal do Brasil, e patrocínio de TFSports e Track & Field.