De 9 a 11 de outubro, Pirenópolis se tornará o epicentro de uma imersão cultural com a 15ª edição da Flipiri – Festa Literária de Pirenópolis, que já se consolidou como um dos importantes eventos na cena literária brasileira. Com uma programação gratuita e diversificada, que vai de lançamentos de livros a shows e performances musicais, os três dias contarão com palestras, rodas de conversa, oficinas, contações de histórias, exposições, e ainda a tradicional caminhada poética pelo Centro Histórico de Pirenópolis.
Com o tema ALUMIAR – Ler e Criar com Energia, a festa destaca a literatura como ferramenta transformadora, capaz de gerar evolução tanto pessoal quanto coletiva.
Em 2025, a música será um dos destaques, com a integração do Festival Guardiões da Arte, que trará performances únicas, incluindo o show de encerramento com Roberta Campos.
A festa também homenageará dois ícones da literatura brasileira: Roseana Murray, autora de mais de cem livros premiados e grande referência da literatura infantojuvenil, e Hugo de Carvalho Ramos (in memoriam), um dos maiores nomes da literatura goiana.
Outro grande destaque do evento será a presença de Pedro Gordilho, advogado, escritor e pianista, que apresentará a palestra O DF no Limiar dos Anos, seguida de sarau e sessão de autógrafos. Pedro também faz parte da parceria com o Instituto Pedro Gordilho (IPG), que promove a integração entre música, literatura e outras manifestações culturais.