GPS Brasília comscore

Flamengo vence o Vasco e faz a final do Carioca com o Fluminense

O Flamengo chegou à final do Campeonato Carioca pela quinta vez consecutiva. Graças a uma arbitragem com muitos erros técnicos, e sem que o VAR interferisse nestas jogadas, o time rubro-negro confirmou a vaga para a decisão ao derrotar o Vasco por 3 x 1, neste domingo (19), no Maracanã.

 

O Flamengo, que vinha de tropeços na Supercopa do Brasil, Recopa e Taça Guanabara, agora decide o estadual com o Fluminense. É a chance de conquistar o 38º título do Carioca. Após conquistar o tricampeonato em 2019, 2020 e 2021, perdeu para o Fluminense no ano passado. Desta vez, o clube rubro-negro vai em busca da revanche.

 

Temendo uma nova eliminação precoce em mais um jogo decisivo na temporada, o técnico Vítor Pereira resolveu escalar o Flamengo com três zagueiros, mas a tática demorou a dar resultado. O time rubro-negro encontrou dificuldade para se ajustar no começo da partida e contou com grande defesa do goleiro Santos em arremate de Puma Rodríguez, para segurar o 0 x 0 no placar.

 

Os três zagueiros deram mais liberdade para os laterais, incluindo o improvisado Everton Cebolinha, que parece ter conquistado a confiança do treinador pelo lado direito. O Flamengo abriu o placar logo na primeira oportunidade criada. Aos 15 minutos, Ayrton Lucas avançou pela esquerda, mas foi desarmado por Capasso. Pedro pegou a sobra e contou com a sorte – a bola desviou Jair e matou o goleiro.

 

O gol pareceu ter deixado o time mais leve e jogou o nervosismo para o lado do Vasco. Do banco de reservas, Maurício Barbieri gesticulava muito. O treinador ficou pressionado após a eliminação de sua equipe na Copa do Brasil frente ao ABC. Mas o cruz-maltino encontrou forças para empatar aos 28 minutos. Lucas Piton cobrou escanteio na cabeça de Capasso, que levou a melhor sobre Pedro e David Luiz, e deixou tudo igual. 

 

Na segunda etapa, o Vasco voltou com mais ambição e ficou muito perto de virar a partida. Gabriel Pec recebeu em profundidade e cruzou. A bola passou por toda a área, mas ninguém chegou para empurrar. Com dificuldade de chegar ao gol do Flamengo, Maurício Barbieri optou por dar mais movimentação ao time, tirando Pedro Raul e colocando Eguinaldo. O ex-atacante do Goiás foi o atleta mais criticado durante a eliminação na Copa do Brasil e o nervosismo era evidente.

 

Do outro lado, Vítor Pereira decidiu abrir mão do esquema com três zagueiros, mas fez mais uma alteração polêmica ao tirar Gabigol, que deu lugar a Everton Ribeiro. Confortável com o passar do tempo, o treinador foi tirando outras peças fundamentais, a exemplo de Arrascaeta e Gerson, fazendo com que a torcida ensaiasse o coro de “burro”.

 

Mas, graças à má arbitragem de Bruno Arleu de Araújo, o jogo foi decidido aos 36 minutos. Rodrigo sofreu falta de Matheus França no meio de campo, mas o juiz mandou seguir. Na entrada da área, Capasso derrubou o jogador, e aí o árbitro assinalou pênalti, com a falta que originou o lance sendo ignorada pelo VAR. Pedro foi para a cobrança e fez o segundo do Flamengo. Matheus França ainda teve chance de fazer o terceiro, mas isolou.

 

Nos minutos finais, o Vasco tentou ir para cima e acabou sendo castigado com novo erro do árbitro. Aos 46 minutos, Pedro cobrou falta sem esperar a contagem de passos e Ayrton Lucas disparou em velocidade, passou por Capasso e deu um toque por cima de Léo Jardim para fazer 3 x 1 e confirmar a vaga do Flamengo na final do Carioca.

 

VASCO 1 X 3 FLAMENGO

VASCO – Léo Jardim; Puma Rodríguez, Capasso, Léo e Lucas Piton; Rodrigo (Nenê), Andrey Santos e Jair (Barros); Gabriel Pec (Erick Marcus), Alex Teixeira (Orellano) e Pedro Raul (Eguinaldo). Técnico: Maurício Barbieri.

FLAMENGO – Santos, Fabrício Bruno, Rodrigo Caio (Varela) e David Luiz; Everton Cebolinha (Vidal), Gerson (Léo Pereira), Thiago Maia, Arrascaeta (Matheus França) e Ayrton Lucas; Gabigol (Everton Ribeiro) e Pedro. Técnico: Vítor Pereira.

GOLS – Pedro, aos 15, e Capasso, aos 28 minutos do primeiro tempo. Pedro (pênalti), aos 36, e Ayrton Lucas, aos 46 do segundo.

ÁRBITRO – Bruno Arleu de Araújo.

CARTÕES AMARELOS – Alex Teixeira, Gabriel Pec e Jair (Vasco); David Luiz, Gerson, Fabrício Bruno e Varela (Flamengo).

RENDA – R$ 2.895.400,00.

PÚBLICO – 45.935 pagantes.

LOCAL – Maracanã, no Rio.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Tensões emocionais profundas podem se transformar em manifestações físicas reais …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.