GPS Brasília comscore

Flamengo derrota Fluminense e coloca um pé na final

Agora, vantagem do Rubro-Negro é ainda maior. Jogo decisivo é semana que vem
Everton Cebolinha marcou o primeiro gol para o Flamengo | Foto: Adriano Fontes/ CRF
Everton Cebolinha marcou o primeiro gol para o Flamengo | Foto: Adriano Fontes/ CRF

Compartilhe:

O Flamengo não tomou conhecimento do atual campeão da Libertadores da América e ficou muito perto da final do Campeonato Carioca. Com um gol de Everton Cebolinha no primeiro tempo e outro de Pedro no segundo, o rubro-negro derrotou o Fluminense por 2 a 0, nesse sábado, no Maracanã.

O resultado deixa o time do técnico Tite tranquilo, pois poderá até perder por dois gols de diferença no segundo jogo que, mesmo assim, garante vaga na grande decisão. Isso porque o Flamengo já tem a vantagem de se classificar com dois resultados iguais, já que foi o campeão da Taça Guanabara (1º turno). A equipe tricolor terá que repetir feito histórico do ano passado se quiser avançar na competição.

O jogo

O primeiro tempo foi todo dominado pelo Flamengo. Jogando pelas pontas e abastecendo o centroavante Pedro com bolas alçadas na área, o time rubro-negro somou várias oportunidades, sem deixar que o rival saísse de seu próprio campo. Cebolinha e De la Cruz levaram perigo ao gol de Fábio, mas foi Pedro o responsável pelo lance mais bonito dos primeiros 45 minutos. Após bola levantada na área, o atacante, em espaço muito pequeno, conseguiu girar o corpo e mandar a bola de bicicleta, mas a finalização foi na trave direita, aos 27 minutos.

De tanto tentar os cruzamentos, o Flamengo teve êxito aos 46 minutos. Pulgar cruzou da direita e Everton surgiu rápido pela esquerda para enfiar a cabeça na bola. Fábio não teve tempo para reagir: 1 a 0, Flamengo. Os primeiros 45 minutos terminaram com o placar justo.

A bronca do técnico Fernando Diniz deve ter sido enorme no intervalo. O Fluminense voltou com outra postura e equilibrou a disputa. O veterano Marcelo entrou na lateral-esquerda.

O Flamengo passou a usar mais os contra-ataques, mas não deixou de ser agressivo. Luiz Araújo, de longe, forçou Fábio a fazer mais uma boa defesa na partida, aos dez minutos. A resposta do Fluminense veio aos 15 minutos. Depois da bola ficar rondando a área do Flamengo em três momentos, Arias perdeu a chance do empate.

Aos 17 minutos, o que já estava difícil para o tricolor ficou ainda mais, isso porque o Fluminense passou a jogar com dez homens. O zagueiro Thiago Santos foi expulso após falta violenta em Everton.

A partir daí, o domínio voltou a ser do Flamengo, que soube tocar a bola e explorar os espaços vazios. Aos 33, Arrascaeta perdeu boa chance para aumentar a vantagem no placar. Aos 44, Victor Hugo, que substituiu Everton, obrigou Fábio a fazer mais uma bela defesa.

Mas o placar de 1 a 0 era pouco para o Flamengo. Ao apagar das luzes, Pedro, de cabeça, fez o segundo gol rubro-negro. O atacante chegou a nove gols em nove jogos no Cariocão.

O prejuízo do Fluminense poderia ter sido maior, mas Fábio fez grande defesa em forte finalização de Pedro, aos 49 minutos. Fim de jogo. Para o time das Laranjeiras resta juntar os cacos e tentar repetir feito do ano passado, quando conseguiu reverter a mesma diferença de dois gols e ganhar do Flamengo de 4 a 1 no segundo jogo, se tornando bicampeão estadual.

FICHA TÉCNICA

FLUMINENSE 0 X 2 FLAMENGO

FLUMINENSE – Fábio; Guga, Thiago Santos, Felipe Melo (Antônio Carlos) e Diogo Barbosa (Marcelo); Martinelli, Renato Augusto (Manoel), Ganso (Lima) e Arias; Keno (Lelê) e Cano. Técnico: Fernando Diniz.

FLAMENGO – Rossi; Varela, Fabrício Bruno, Léo Pereira e Ayrton Lucas (Viña); Erick Pulgar (Igor Jesus), De la Cruz e Arrascaeta; Luiz Araújo (Bruno Henrique), Pedro e Everton (Victor Hugo). Técnico: Tite.

GOLS – Everton aos 46 minutos do primeiro tempo. Pedro aos 45 minutos do segundo.

CARTÃO AMARELO – De la Cruz, Guga, Martinelli, Felipe Melo.

ÁRBITRO – Yuri Elino Ferreira da Cruz.

RENDA E PÚBLICO – não divulgados.

LOCAL – Maracanã, no Rio de Janeiro (RJ).