Quando utilizados em parceria, a tecnologia e a sustentabilidade podem resultar em projetos geniais que não agridem o meio ambiente, inclusive na arquitetura. Uma prova dessa afirmação é a primeira flagship da América Latina impressa em 3D com materiais biodegradáveis.
A loja da Nescafé Dolce Gusto NEO está fixada na Praça Alexandre de Gusmão, em São Paulo, próximo à Avenida Paulista. O espaço foi projetado pelo arquiteto Guto Requena. “Foi uma longa pesquisa junto com parceiros do escritório para entender quais seriam os materiais possíveis para garantir um ciclo de vida sustentável”, comenta.
Além da inovação e do pioneirismo na questão ambiental, o local foi edificado a partir de encaixes de madeira engenheirada – uma técnica que lamina o material para fortalecê-lo a ponto de torná-lo viga e pilar.
“Uma curiosidade é que, inicialmente, o projeto foi pensado para ser 100% impresso em 3D, mas, no processo, descobrimos que a legislação brasileira ainda não está suficientemente avançada para aprovar esse tipo de construção. Por isso, utilizamos a estrutura pré-fabricada. Foram muitos testes, protótipos e ajustes para chegar no resultado que gostaríamos”, explica o arquiteto.
Ainda, a flagship conta com uma composteira elétrica, onde serão descartadas as cápsulas consumidas – a iniciativa foi pensada para servir de inspiração e instruir os visitantes sobre uma prática que pode ser feita em casa.