Dia seis de maio, teremos um acontecimento histórico. É a data da coroação do rei Charles III em uma cerimônia em Abadia de Westminster, em Londres. Mais de duas mil pessoas estão confirmadas. A lista de convidados inclui representantes de 203 localidades pelo mundo.
O príncipe William e Kate, o príncipe e a princesa de Gales, estarão presentes, assim como dois dos irmãos do rei, Anne, princesa real, e Edward, duque de Edimburgo.
Depois de muita especulação, o príncipe Harry confirmou que compareceria, mas sem a presença de sua esposa, Meghan. A coroação coincide com o quarto aniversário do filho do casal, o príncipe Archie.
Vencedores do Prêmio Nobel, representantes religiosos, chefes de Estado e ministros das Relações Exteriores também estão na lista. Há ainda cerca de quatrocentos jovens representantes de organizações de caridade poderão assistir à coroação e às procissões do interior da Igreja de Santa Margarida.
A última coroação que o mundo viu aconteceu em 1953. Agora, Charles III assumindo oficialmente o lugar de sua mãe, todos se preparam para um evento de tal porte novamente. A monarca morreu em setembro passado, aos 96 anos.
Rei Charles usará mantos de veludo de seda vermelho forte, ou carmesim, e roxo em sua coroação. As vestes já foram usadas por seu avô, o rei George VI, em sua própria coroação em 1937, informou o Palácio de Buckingham.
O monarca e sua esposa Camilla usarão mantos de estado vermelhos quando chegarem e mantos roxos de propriedade quando saírem, conservados ou feitos pelos alfaiates da empresa londrina Ede e Ravenscroft, de 334 anos.