GPS Brasília comscore

Fique 30 dias sem beber e descubra benefícios para saúde

Chegou o final de semana! E com ele os convites para bares, festas, jantares e todas as programações incluem bebidas alcoólicas. Famosas por deixarem as pessoas mais animadas, elas podem ser vistas como vilãs. Dizem que tudo com moderação é aceitável, mas qual seria o consumo moderado ideal do álcool? Passar um mês inteiro sem beber é algo que você consideraria? Vale a pena a reflexão!

Durante esse ano, a internet vibrou com algumas campanhas que incentivaram pessoas a ficar sem álcool. “Outubro Sóbrio”, “Janeiro Seco” e “Julho Seco” foram os nomes dados às ações. Enquanto algumas contam com mais força nos Estados Unidos, como a deste mês, no Brasil o desafio é mais comum no início do ano.

Após a pandemia, os números de consumidores de bebidas alcoólicas cresceram. Um estudo de dezembro de 2020 apontou que 60% dos entrevistados aumentaram o consumo de álcool ao longo do ano e mais de um terço disse que se envolveu em compulsão, que é definido como cinco ou mais bebidas em uma ocasião para homens e quatro para mulheres.

Estudos mostram que o álcool não é bom para uma vida saudável. Não há quantidade segura quando se trata de saúde do coração, de acordo com a Federação Mundial do Coração. E mesmo o consumo moderado reservado para o fim de semana pode ter impactos sociais, emocionais e psicológicos, de acordo com um estudo de 2022.

Quem se beneficia?

Você pode pensar que não precisa de uma pausa na bebida porque não apresenta sinais de transtorno de abuso de substâncias. Os danos causados em casos de alto consumo são sérios. Problemas de saúde, deficiência ou problemas no cumprimento de responsabilidades, são alguns deles.

Aceitar um desafio de sobriedade não significa que você tenha que parar para sempre, mas pode ajudá-lo a ser mais ponderado em suas decisões sobre beber, em vez de só beber por hábito, ou porque ‘é final de semana’.

Como isso ajuda?

Mesmo em apenas um mês, há evidências de que o consumo reduzido de álcool pode ser bom para sua saúde física.Algumas pessoas também podem achar que com menos ou nenhum álcool dormem melhor e fazem melhores escolhas alimentares.E para a saúde emocional, um desafio de curto prazo pode apontar sentimentos e rotinas que podem ser melhorados, e o melhor: quando você se compromete com algo e cumpre, o sentimento de satisfação pessoal pode ser muito animador.

Como ter sucesso no desafio

Há alguns obstáculos para enfrentar durante um mês sóbrio. Uma delas é superar o desejo de beber, e os especialistas citaram abordagens diferentes para resolver esse problema.

Reduzir o consumo de álcool pode ter um efeito semelhante ao da dieta – quanto mais você diz a si mesmo que não pode tê-lo, mais deseja. O ideal é começar aos poucos, sem atitudes radicais para não haver rebote. Você também pode tomar uma água com gás entre as bebidas ou fazer coquetéis mais fracos do que o normal para reduzir o consumo de álcool, disse ela.

Há também pressão social para beber. Como você não bebe quando todo mundo bebe? Especialmente se os amigos ficam desconfortáveis ​​quando não te veem com a cerveja que você sempre bebe?

A primeira coisa é lembrar que as pessoas podem fazer você se sentir mal porque estão desconfortáveis ​​com seu próprio relacionamento com a bebida. Muitas vezes ajuda ter uma bebida não alcoólica na mão em eventos sociais, então a oferta de tomar uma bebida nem aparece.

Veja também

Parceria com empresa especializada ajuda a contribuir para um futuro …

Se não tratada, a doença pode causar complicações graves, como …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI