O filme que foi sucesso em 2009, mais de dez anos atrás, foi um sucesso absoluto. Desde então, fãs da trama esperam a continuação ansiosamente. E a notícia é boa: **a espera acabou!**
Na nova produção, a história se passa mais de uma década depois dos eventos do primeiro filme e acompanha a família de Sully e o perigo que os persegue. Eles devem enfrentar uma nova ameaça em Pandora e lutam pela segurança e sobrevivência. Mas já fica o aviso aos navegantes: o longa terá três horas e 10 minutos de duração.
A produção chegou a ter a estreia nos cinemas adiada sete vezes, tendo a primeira previsão para 2014. Por isso, os apaixonados por Pandora podem se animar, pois as coisas só melhoram. De acordo com o cronograma no site oficial de Avatar, a franquia terá ainda três filmes. “Avatar 3” já foi finalizado e tem lançamento previsto para 20 de dezembro de 2024; “Avatar 4” para 18 de dezembro de 2026; e “Avatar 5” para 22 de dezembro de 2028.
**Mas por que tanta demora?**
Em entrevista para o The Times UK, o roteirista e diretor James Cameron revelou que a longa espera foi porque ele não estava satisfeito com o roteiro. “Quando me sentei com meus time de roteiristas para começar ‘Avatar 2‘, eu disse que não podíamos fazer o próximo até entendermos porque o primeiro se saiu tão bem. Devemos decifrar o código do que diabos aconteceu”, disse Cameron, observando que “todos os filmes funcionam em diferentes níveis.”
Em uma entrevista anterior ao The Marianne Williamson Podcast, Cameron disse acreditar que foi esse terceiro nível – o desejo do público de ser transportado para o mundo de Pandora – que impulsionou ‘Avatar‘ a se tornar o filme de maior sucesso da história.
“Esse nível terciário traz uma sensação onírica e um desejo de estar lá, estar naquele espaço, estar em um lugar seguro e fantasioso ao mesmo tempo. Onde você pode voar, experimentar aquela sensação de liberdade e alegria, ou estar na floresta onde você pode sentir o cheiro da terra. Era uma coisa sensorial que se comunicava em um nível subconsciente tão profundo… Essa era a espiritualidade do primeiro filme.
**Relembre o primeiro filme**
Em “Avatar” (2009), James Cameron apresenta um exuberante mundo alienígena chamado Pandora, onde vivem os Na’vi, seres que parecem ser primitivos aos olhos dos humanos brancos, porém altamente evoluídos.
Os avatares são corpos biológicos controlados pela mente humana que se movimentam livremente pelo reino. Jake Sully, um ex-fuzileiro naval paralítico, volta a andar através de um avatar e se apaixona por uma Na’vi. Esta paixão leva Jake a lutar pela sobrevivência de Pandora.
À época, o filme lançado apresentou uma tecnologia avançada e se tornou um fenômeno. O longa foi o primeiro a fazer uso extensivo de captura de movimento. O formato já era utilizado nos videogames, mas foi a partir de “Avatar“que a tecnologia começou a ser difundida no cinema.
O título foi indicado a nove categorias no Oscar e conquistou três estatuetas. “Avatar” é responsável pela maior bilheteria da história do cinema, arrecandado US$ 2,9 bilhões no mundo inteiro.
_Assista ao trailer de Avatar: O Caminho da Água_