Sabemos que o Carnaval ainda não se encerrou oficialmente, mas já podemos fazer uma retrospectiva de 2025? O terceiro e último dia de desfiles do Grupo Especial foi nessa terça-feira (4) e apresentou momentos marcantes. A despedida de Paolla Oliveira como rainha de bateria da Grande Rio e a homenagem a Milton Nascimento pela Portela foram alguns dos destaques.
Com a Beija-Flor como vitoriosa entre as escolas de samba cariocas, o Carnaval deste ano chegou quase ao fim, já que sábado (8) terá mais festa, com o Desfile das Campeãs.
O GPS|Brasília não perdeu tempo e já preparou um remember dos desfiles do Rio de Janeiro. Olha só:
Primeiro dia do Grupo Especial
Em uma noite repleta de enredos com temática afro, Unidos de Padre Miguel estreou na elite. Enquanto a Estação Primeira de Mangueira fez um bom desfile, os destaques ficaram para Imperatriz Leopoldinense e Unidos do Viradouro.
Todas as escolas respeitaram o limite de 80 minutos de apresentação, porém, o som falhou em ao menos três momentos, no desfile de UPM, Imperatriz e Mangueira. A Liesa culpou a empresa que faz o som.
Na estreia do novo modelo de quatro desfiles por noite, a Mangueira encerrou sua passagem pela Sapucaí pouco depois das 4h. Também pela primeira vez, o tradicional arrastão até a Praça da Apoteose terminou em uma grande roda de samba.
Ver essa foto no Instagram
Segundo dia do Grupo Especial
Beija-Flor de Nilópolis, campeã de 2025, e Acadêmicos do Salgueiro foram os destaques da segunda noite dos desfiles. Em seguida, Unidos da Tijuca e Unidos de Vila Isabel passaram pela avenida.
A campeã deste ano fez o segundo desfile da noite com homenagens a dois de seus bambas. Em seu último ano como intérprete, Neguinho da Beija-Flor emocionou o público ao puxar um samba sobre Laíla, carnavalesco que participou de diversos dos 14 títulos da escola.
Ver essa foto no Instagram
Na despedida de Neguinho o samba-enredo e a bateria com longas paradas fizeram a Sapucaí cantar.

Foto: Alex Ferro/Riotur
Terceiro dia do Grupo Especial
Acadêmicos do Grande Rio, Portela, Paraíso do Tuiuti e Mocidade Independente de Padre Miguel foram as escolas responsáveis por fechar os desfiles do último dia na Sapucaí.
Pela primeira vez, a Paraíso do Tuiuti, que teve problemas com a manobra dos carros alegóricos na entrada da Sapucaí, gritou contra a intolerância e pediu respeito à comunidade LGBT+. A comissão de frente mostrou pessoas trans e travestis ocupando diferentes posições na sociedade. A deputada federal Érika Hilton (PSOL-SP) apareceu usando uma faixa presidencial.
Ver essa foto no Instagram
A apresentação da Grande Rio foi marcada pela despedida de Paolla Oliveira como rainha de bateria da escola. Fantasiada de Lua Encantada, a atriz sambou muito emocionada durante os 80 minutos.
Ver essa foto no Instagram
Por fim, a Portela fechou o Carnaval carioca de 2025 homenageando Milton Nascimento, com a presença do cantor de 82 anos na Sapucaí. A Azul e Branca propôs uma reflexão sobre de que maneiras o cantor consegue tocar as pessoas com sua arte.
Ver essa foto no Instagram