A Secretaria de Administração Penitenciária do Distrito Federal inaugurou, nesta quarta-feira (9), as novas instalações do Centro de Internamento e Reeducação (CIR), localizado no Complexo Penitenciário da Papuda. Agora, os espaços passam a contar com armários guarda-volumes nas áreas externas de todas as unidades prisionais.
No total, foram entregues 55 armários, com 32 compartimentos cada, distribuídos de forma estratégica nos espaços destinados à recepção (foto abaixo). Até então, os visitantes precisavam pagar ambulantes para guardar seus pertences.

No total, foram entregues 55 armários, com 32 compartimentos | Foto: MPDFT/Divulgação
O espaço foi visitado pelo Núcleo de Controle e Fiscalização do Sistema Prisional (Nupri), do Ministério Público do DF e Territórios (MPDFT). Segundo os promotores, a adequação do espaço reconhece o “papel essencial da família no processo de ressocialização das pessoas privadas de liberdade”.
“A instalação dos armários guarda-volumes representa uma medida simples, mas de grande impacto para o acolhimento de familiares, que exercem papel fundamental no processo de ressocialização. É dever do Estado garantir que esses momentos de convívio ocorram com o mínimo de respeito, conforto e segurança”, afirmou a promotora de justiça Vanessa Farias, ex-coordenadora do Nupri.
O projeto foi viabilizado com recursos do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) firmado entre o Nupri e a empresa Gran Nutriz, em julho de 2024. A empresa também se comprometeu a pagar R$ 800 mil a título de danos morais coletivos. O valor foi destinado a projetos voltados à melhoria do sistema prisional do Distrito Federal.