Categories: Justiça

Fim da revisão da vida toda para aposentadorias do INSS, decide STF

O Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu, nesta quinta-feira (21), por 7 votos a 4, derrubar a chamada “revisão da vida toda” para aposentadorias do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS). A medida, que permitia que aposentados pedissem o recálculo do benefício levando em consideração todas as contribuições feitas ao longo da vida, foi revogada durante o julgamento de um processo sobre a criação do fator previdenciário e a exigência de carência para o pagamento de salário-maternidade.

Essa mudança de posicionamento representa um novo entendimento por parte da Corte. Em dezembro de 2022, o STF havia reconhecido o direito dos segurados do INSS de optar pela regra mais vantajosa diante de mudanças nas regras previdenciárias. No entanto, com a decisão desta quinta-feira, essa possibilidade de escolha deixa de valer.

A tese firmada em plenário foi clara: “A declaração de constitucionalidade do artigo 3º, da lei 9.876 de 1999, impõe que o dispositivo legal seja observado de forma cogente pelos demais órgãos do Poder Judiciário e pela administração pública em sua interpretação textual, que não permite exceção. O segurado do INSS que se enquadra no dispositivo não pode optar pela regra definitiva prevista no artigo 29, incisos I e II, da lei 8.213, de 1991, independentemente de lhe ser mais favorável”.

Com essa decisão, a possibilidade de revisão da aposentadoria, que havia sido aprovada em 2022, foi anulada. A regra anterior permitia que aposentados e pensionistas que começaram a contribuir para o INSS antes de julho de 1994, se aposentaram entre 1999 e 2019, solicitassem a revisão. No entanto, a partir de agora, essa opção não estará mais disponível.

Redação GPS

Nós somos uma equipe de jornalistas apaixonados por informar, entreter e inspirar nossos leitores com conteúdo de qualidade e credibilidade.

Posts Recentes

Boulos vai pedir prisão de Marçal após divulgação de suposto laudo falso sobre uso de droga

Candidato do PSol acusa adversário de espalhar suposto receituário que alega uso de entorpecente

2 horas ago

Disputa entre Nunes, Boulos e Marçal é a mais acirrada em São Paulo desde 2000

Datafolha mostra cenário de indefinição, com apenas 2 pontos percentuais separando principais candidatos

3 horas ago

Pesquisa: 40% dos brasileiros acreditam que aparência física pode afetar futuro individual

Entrevistados também acreditam que sucesso no relacionamento está atrelado aos cuidados pessoais

3 horas ago

Parada LGBT+ Rio: organizadores planejam iniciativas sustentáveis

Evento no dia 24 de novembro deve se transformar em Parada Verde

3 horas ago

Detran alerta motoristas sobre riscos no trânsito com a chegada das chuvas

Autarquia divulgou vídeo no YouTube com orientações e vai desenvolver ações educativas

5 horas ago

Cármen Lúcia diz que desinformação nas eleições é “cabresto digital”

Para a ministra, é necessário resgatar a plena liberdade de voto

5 horas ago