Em meio a 28 concorrentes, o longa Retratos Fantasmas, de Kleber Mendonça Filho, é o único longa-metragem brasileiro na corrida por uma vaga na categoria Melhor Filme Internacional do Oscar 2024. O anúncio foi feito pela Academia Brasileira de Cinema na última terça-feira, 12 de setembro, e, aos cinéfilos de plantão, é possível assistir ao título no Cine Brasília a partir desta quinta-feira, 14.
São 90 minutos de uma envolvente jornada que conta as transformações e evoluções do coração de Recife. Através das lentes do diretor brasileiro, o público é transportado para a formação dos comportamentos e narrativas culturais que moldaram Recife e o Brasil ao longo do tempo. Retratos Fantasmas oferece uma perspectiva singular sobre o acelerado desenvolvimento urbano das cidades brasileiras, tudo isso observado por meio das modificações em torno de um cinema de rua, registradas a olho nu pela janela da casa do próprio diretor.
Através dessa janela, os espectadores testemunham a transformação da cidade, presenciando o impacto dessas mudanças na paisagem e na vida das pessoas.
Kleber Mendonça Filho dedicou sete anos à criação deste documentário. Vale destacar que o filme marca o seu retorno ao Festival de Cannes, após o pernambucano ter conquistado o Prêmio do Júri em 2019 com o aclamado “Bacurau”.
Em 19 deste mês, o Cine Brasília promove, ainda, uma sessão especial de Retratos Fantasmas em colaboração com o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) do Guará. Nessa ocasião, pessoas assistidas pela unidade terão a oportunidade de conferir o documentário de Mendonça Filho gratuitamente no Cine Brasília.
A entrada para o público em geral é de R$ 20 e R$ 10 a meia. Confira a programação completa aqui.