A edição de 2025 do Festival de Berlim será realizada entre 13 e 23 de fevereiro e o anúncio dos concorrentes foi divulgada nesta terça-feira (21). O filme O Último Azul, de Gabriel Mascaro, é o único brasileiro na disputa. A estreia mundial do longa está marcada para fevereiro, mas ainda não há previsão para chegar aos cinemas brasileiros.
Com Denise Weinberg e Rodrigo Santoro, o filme conta a história de Tereza, de 77 anos, que mora em uma cidade industrializada na Amazônia e recebe um chamado oficial do governo para residir numa colônia habitacional compulsória onde idosos devem “desfrutar” de seus últimos anos. A trama mistura resistência, amadurecimento e paisagens marcantes.
A obra de Mascaro vai disputar o Urso de Ouro com títulos de cineastas como Richard Linklater, Michel Franco e Hong Sang-soo. No entanto, outro brasileiro será apresentado na Bienale: A melhor mãe do mundo, de Anna Muylaert, será exibido na Berlinale Special, mostra não competitiva.
O Brasil, que ganhou Urso de Ouro com Central do Brasil de Walter Salles em 1998, não competia na mostra da capital alemã desde 2020.