Categories: Caio Barbieri

Filiado ao PSDB, Eduardo Leite vê crescimento do centro após eleições na França

O governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), avaliou, nesta segunda-feira (8), o “crescimento” do centro ideológico em meio à polarização vivenciada na recente eleição na França (veja abaixo).

Com a maior taxa de participação do eleitorado e uma disputa acirrada, o resultado trouxe à tona a “força do centro” na política do país, segundo ele.

“A eleição na França, a mais polarizada da história recente daquele país e também com maior taxa de participação do eleitorado, traz uma importante lição para os regimes democráticos: o centro está vivo e forte! A bancada de centro teve o maior crescimento do primeiro para o segundo turno”, ressaltou Leite.

Para o governador, a política de centro é fundamental para a proteção da democracia, pois promove o equilíbrio e o bom senso, garantindo uma convivência mais harmoniosa para todos os cidadãos.

“O centro é o lugar em que as pessoas se reconhecem na sua humanidade, no respeito às diferenças. Como dizia Ariano Suassuna, ‘o fanatismo e a inteligência nunca moram na mesma casa'”, acrescentou o político.

 

Eleições na França

Em um resultado surpreendente, a coalizão de esquerda Nova Frente Popular conquistou o maior número de assentos na Assembleia Nacional da França nas eleições legislativas realizadas no último domingo (7).

No entanto, mesmo com a vitória, o grupo não obteve força suficiente para governar sozinho, o que pode levar a um cenário de negociações políticas para a formação de um governo estável.

Para a extrema direita representada pelo Reunião Nacional (RN), o resultado foi uma decepção. Apesar do crescimento vertiginoso do número de assentos, de 88 para 143, a legenda esperava mais após liderar no primeiro turno e projetar a maioria absoluta no parlamento francês.

A reação dos apoiadores dos partidos foi visível logo após a divulgação da pesquisa de boca de urna, comemorações nas ruas de Paris por parte dos apoiadores da esquerda e expressões de frustração entre os simpatizantes da extrema direita.

O segundo turno das eleições teve uma participação expressiva, com quase 60% dos eleitores comparecendo às urnas. Com a definição das bancadas, a Nova Frente Popular (esquerda) conquistou 182 assentos, seguida pela coalizão governista Juntos (centro) com 168 assentos, e a Reunião Nacional (extrema direita) com 143 assentos. 

Caio Barbieri

Jornalista, colunista e apresentador do GPS, com experiência em cobrir o que acontece nos bastidores dos principais gabinetes da capital federal.

Posts Recentes

Duda Almeida: “nosso conjunto tombado: conceitos e transformações”

Brasília é o símbolo de um grande conjunto modernista, fruto de um traçado absolutamente inovador…

47 minutos ago

Atenção, motorista! Última parcela do IPVA começa a vencer na segunda (22)

Atenção, motoristas. A sexta e última parcela do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores…

2 horas ago

Quem é o astro do rock que se tornou bilionário e entrou na lista da Forbes?

De acordo com a publicação, o astro de 74 anos atingiu um patrimônio líquido estimado…

13 horas ago

Brasil exporta 31 mil toneladas de biscoitos no 1º semestre de 2024

Neste sábado é celebrado o Dia Nacional do Biscoito

13 horas ago

Transporte de animais de estimação no metrô tem regras especiais

São permitidos pets de até 12 quilos fora do horário de pico

14 horas ago

Recém-chegada da Europa, Elisa Zarzur completa 25 anos com festa

Em sua casa, em São Paulo, a socialite e influenciadora elegeu um look vintage com…

15 horas ago