Categories: Cotidiano

Filhotes de pastor alemão vão reforçar busca e salvamento de desaparecidos no DF

Para muitos, os cães são considerados parceiros e amigos fieis de seus tutores. No Grupamento de Busca e Salvamento (GBS) do Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF), além de grandes companheiros, eles têm uma atribuição a mais: a de buscar e salvar pessoas desaparecidas. O olfato aguçado, a audição apurada e a agilidade os tornam verdadeiros militares nas ocorrências em matas, escombros e áreas alagadas.

Zion, Flash, Duque e Ozzy são os novos cães da raça pastor alemão que se juntam aos outros seis especialistas em buscas e salvamentos do canil do GBS, que já somam 43 ocorrências atendidas neste ano. Com apenas quatro meses de idade, os irmãos ficarão em treinamento por aproximadamente um ano até que comecem a colocar em prática as estratégias de localização de pessoas ou cadáveres.

Os cães, no geral, possuem 300 milhões de receptores olfativos em seus focinhos, além de terem uma região cerebral 40 vezes maior do que a do ser humano dedicada exclusivamente a processar odores. Por isso, são grandes aliados nas atividades de segurança pública quando o assunto é busca e salvamento.

“A percepção deles é muito melhor que a nossa. Eles conseguem localizar uma pessoa com mais facilidade do que dezenas de militares juntos em uma ocorrência”, afirmou o sargento Bruno Albert. “Ficamos muito felizes com a chegada desses filhotes porque eles são oriundos de pai e mãe que já são nossos e que já trabalham com essa atividade”, concluiu o militar.

Currículo bom

Gamboa, de 3 anos, e Sheik, de 7, são os pais de Zion, Flash, Duque e Ozzy. Eles vieram do Rio Grande do Sul e Minas Gerais, respectivamente, com a missão de colaborar com os serviços prestados pelo CBMDF. Por terem vindo de pais que já atuam nas atividades de busca e salvamento, os filhotes são considerados de uma linhagem de trabalho confiável.

“Isso significa que, como o pai e a mãe já desempenham esse serviço, os filhotes têm a probabilidade de virem com maior energia e aptidão para executar as atividades. É um cão com mais facilidade para ser treinado”, explicou o chefe do canil do GBS, tenente Marcos Iglesias.

 

Agência Brasília

Posts Recentes

Rejuvenescimento íntimo feminino: médica desvenda esse universo

As técnicas podem contribuir tanto para a parte estética, quanto para a saúde íntima da…

28 minutos ago

Funn Festival 2024 conclui edição com forte impacto social e ambiental

Evento arrecada toneladas de alimentos, emprega mais de 1.500 pessoas e adota medidas sustentáveis, beneficiando…

56 minutos ago

Em entrevista ao GPS Brasília, presidente do IgesDF anuncia novidades no Hospital de Base

Unidade terá um novo centro de fusão para quimioterapia e mais dois aceleradores lineares, para…

1 hora ago

Artigo: Pensar o PPCub, pensar Brasília, pensar o cotidiano

Coordenador do Núcleo Icomos-DF, Juliano Loureiro de Carvalho diz que é preciso melhorar o PPCub

2 horas ago

Conferência Distrital dos Direitos das Pessoas LGBTQIA+ será realizada em 2025

Evento está previsto para março e terá como tema Construindo a Política Nacional dos Direitos…

3 horas ago

PF liga Bolsonaro a esquema para desviar mais de R$ 6,8 milhões

Sigilo de relatório da PF foi derrubado por Alexandre de Moraes

3 horas ago